Título: `NÃO PODEMOS PRESCINDIR DE MILITANTE COMO DIRCEU¿
Autor: Lydia Medeiros e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 02/12/2005, O País, p. 8

Suspensão de direitos políticos não impede filiação partidária. PT quer ex-presidente de volta

SÃO PAULO. Mesmo impedido de ser candidato até 2015 por ter os direitos políticos suspensos, o ex-deputado José Dirceu (PT-SP), cassado anteontem, pode voltar à vida partidária assim que quiser. Dirigentes do partido consideram que não podem abrir mão da experiência e história políticas de Dirceu.

¿ Não podemos prescindir de um militante que tem a biografia, o perfil e a experiência de José Dirceu. Depois desse processo que ele mesmo anunciou, de parar um pouco, de escrever um livro, queremos que ele se integre novamente à vida partidária ¿ disse o secretário nacional adjunto de Organização do PT, Francisco Campos.

Reafirmando as críticas ao modo de operar do ex-deputado e ex-chefe da Casa Civil do governo Lula ¿ excessivo centralismo nas decisões, não oxigenação da direção partidária, a política do ¿rolo compressor¿ e de ter dividido o PT em blocos considerados de esquerda e de direita ¿ Campos defende a volta de Dirceu ao partido:

¿ Nada disso impede que a gente reconheça o papel importante dele no partido.

Para o secretário-geral do partido, Raul Pont, Dirceu foi vítima do juízo preestabelecido por uma campanha contra alguns deputados, principalmente do PT, e não deve abrir mão de sua militância.

¿ Não há como impedir a militância dele ou de quem quer que seja.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, a cassação dos direitos políticos impede que Dirceu seja candidato, mas a lei não impõe restrição à manutenção da filiação partidária, desde que o PT concorde em mantê-la.

Pont: PT tem que avaliar os envolvidos nas denúncias

Pont diz que o Congresso foi parcial na cassação de Dirceu, pois não teve a mesma posição, por exemplo, em relação ao senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que, segundo ele, fez coisas mais graves e não foi investigado pelo Conselho de Ética:

¿ Essa decisão foi hipócrita, já que muitos parlamentares que votaram pela cassação falavam de virtudes que flagrantemente não possuem.

Apesar de condenar a cassação de Dirceu, Pont defende que a Comissão de Ética do partido tenha uma avaliação do ex-deputado e de todos os envolvidos nas denúncias de mensalão:

¿ A direção nacional tem que ter opinião sobre os fatos.