Título: EX-PEEMEDEBISTA OCUPARÁ LUGAR DO EX-DEPUTADO
Autor: Lydia Medeiros e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 02/12/2005, O País, p. 8

Mariângela acha que Congresso foi muito rigoroso no julgamento

BRASÍLIA. Filiada ao PT desde 1984, quando saiu do PMDB, a professora universitária de língua inglesa Mariângela Duarte (SP) vai herdar 14 meses do mandato de José Dirceu. Alinhada politicamente com Dirceu, ela sempre foi próxima de seu grupo no partido, a Articulação. Eleita com votos da Baixada Santista e do Vale da Ribeira, Mariângela considera que o Congresso foi muito rigoroso ao julgar Dirceu.

¿ Não vou descredenciar a Casa a que pertenço. O processo foi democrático e decidido no voto. Mas ocorreu num momento desfavorável para o PT, com as tintas carregadas contra José Dirceu. Foi um julgamento muito duro ¿ disse a petista.

Como suplente, ela já assumiu o mandato na Câmara no dia quatro de fevereiro de 2003, com as nomeações de José Dirceu e do atual presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), para o Ministério do governo Lula. Ficou no mandato até 20 de julho, período suficiente para que ela aprovasse na Câmara projeto de lei criando uma Política Nacional de Prevenção e Combate aos seis tipos de Hepatite existentes no Brasil, o qual deve ser votado na quarta-feira no Senado. Ao assumir agora como titular, ela diz que o PT vive um momento delicado e que todos precisam tirar lições dos fatos.