Título: Sobrevivente: `Em chamas, eu pulei e pedi ajuda¿
Autor:
Fonte: O Globo, 02/12/2005, Rio, p. 17
Passageiro que perdeu a mulher e a filha diz que tentou salvá-las quebrando janela, mas o fogo se espalhou rapidamente
Com o corpo todo enfaixado e um crucifixo nas mãos, Rogério Mendes de Oliveira, de 33 anos, lembrou ontem com tristeza os momentos que antecederam a tragédia no ônibus 350 (Passeio-Irajá), na noite de terça-feira. No atentado, ele viu a mulher, Wania da Lúcia Barbosa, de 33 anos, e a filha, Vitória, de 1 ano e um mês, morrerem carbonizadas. Além de Rogério, que teve 40% do corpo queimado e corre risco de vida, outros sete feridos continuam internados com queimaduras.
¿ Pensei que era assalto, mas eles jogaram um líquido nos bancos e tudo começou a pegar fogo. Eu disse à minha mulher: ¿Filha, segura ela (a criança) porque vou ter que quebrar a janela¿. Quando olhei para trás, elas já estavam queimando. Não teve jeito. Em chamas, eu pulei e pedi ajuda, mas disseram que não havia mais o que fazer, porque o ônibus estava destruído. Foi terrível ¿ contou Rogério, que está internado no Hospital do Andaraí.
Previsão de tratamento é de 60 dias
Rogério sentia dores e tinha dificuldade para falar. O chefe do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital do Andaraí, Luiz Macieira, explicou que a previsão de tratamento é de pelo menos 60 dias. Também internada no CTQ, Viviane Souza Eusébio, de 21 anos, corre risco de vida. Ela teve queimaduras em 50% do corpo.
¿ O estado dela é ainda mais grave que o do Rogério ¿ disse Luiz Macieira.
Outro paciente em estado muito grave é o guardador de carros Fábio Pereira de Oliveira, de 31 anos. Internado no Hospital Souza Aguiar, no Centro, ele teve 70% do corpo queimado. Também estão internadas na unidade a cobradora de ônibus Ana Crispim Dias, de 48 anos, e Erika Lizandro Bernardo, que tiveram até 45% dos corpos atingidos pelas chamas.
A servidora da Marinha Karina de Araújo Duarte, de 20 anos, que teria alta ontem, continuará no Hospital Semiu, em Vicente de Carvalho, até amanhã. Mesmo sem ter sido atingida pelo fogo, o calor provocou bolhas em todo o seu rosto.
¿ As partes que estavam cobertas pela roupa não ficaram queimadas. Mas ainda sinto muita dor ¿ disse ela.
No Hospital Balbino, em Olaria, continua internada a secretária Patrícia Costa dos Santos, de 29 anos. As queimaduras foram tão fortes que ela precisou passar por uma cirurgia plástica. No Hospital Pró-Vita, em Cascadura, Francisca Souza Lopez, de 30 anos, continuará internada sem previsão de alta. Seu quadro é estável.
Mesmo sem ferimentos, o motorista do ônibus, de 50 anos, precisou ir ao médico ontem. Segundo parentes, ele não consegue dormir direito e está muito traumatizado. A viação Rubanil informou que ainda não há data certa para o motorista voltar a trabalhar. A empresa disse que ele terá acompanhamento de psicólogos.
Igor Pereira, passageiro que arrombou a porta traseira do ônibus, salvando muitas pessoas, também não tem conseguido dormir:
¿ Acordo toda hora com muitas dores no braço, que está queimado.