Título: ALDO DEFENDE LEGITIMIDADE DA CASSAÇÃO
Autor: Tatiana Farah
Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 4

PORTO ALEGRE. O presidente da Câmara dos Deputados, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), defendeu ontem em Porto Alegre a legitimidade do processo que resultou na cassação do ex-deputado José Dirceu (PT-SP). Segundo Aldo, por se tratar de um julgamento político, não são adotados os mesmos critérios dos tribunais de Justiça, no que se refere a provas. Perguntado se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria ofendido o Congresso ao acusar os parlamentares de terem cassado Dirceu sem provas, Rebelo evitou criticar o presidente.

¿ As pessoas têm o direito de dar a sua opinião, principalmente o presidente da República ¿ afirmou Aldo, ao ser homenageado na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Ele disse que se trata de um processo político:

¿ O julgamento da Câmara é um julgamento político porque o processo é político e não é um trabalho de um tribunal normal. O debate realizado tem que levar isso em consideração.

Para Aldo, o julgamento transcorreu de acordo com as normas e o regimento interno da Câmara. Aldo disse que, se os julgamentos da Câmara seguissem os mesmos critérios dos tribunais, no que se refere a provas, seria necessário anistiar o presidente Collor.

¿ Na Justiça ele foi absolvido de tudo. Pelo que reza a tradição dos julgamentos políticos, é o juízo político que determina o voto de cada um.