Título: Aécio procura Cesar para discutir eleição
Autor: Jorge Bastos Moreno
Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 8

Tucano admite possibilidade de candidatura

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), se reuniu ontem no Palácio da Cidade, no Rio, com o prefeito Cesar Maia (PFL) para discutir as eleições do ano que vem. Aécio admitiu a possibilidade de ser candidato. Já Cesar recuou da proposta de que o PSDB deveria encabeçar uma chapa com seu partido para concorrer às eleições presidenciais. O prefeito defendera essa posição depois de se encontrar com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). A Aécio, Cesar disse que, antes de buscar nomes, é preciso que PSDB e PFL planejem um programa de campanha.

Cesar disse que não tem mais certeza de qual partido deve encabeçar a chapa presidencial, por causa das mudanças sucessivas no cenário político:

¿ A política brasileira está numa taxa de volatilidade de tal grau, de tal ordem, que até por dever de responsabilidade não se pode antecipar nada.

Aécio lembrou que um candidato tucano deverá conseguir a unidade do partido e consolidar alianças como a do PSDB com o PFL.

¿ Ninguém será presidente da República apenas pela vontade de ser. O fato de o meu nome ser colocado é mais em razão da importância do governo de Minas nesse contexto, e é uma possibilidade, mas jamais será uma obsessão ¿ disse Aécio. ¿ Não acho que vamos vencer as eleições por gravidade, pela fragilidade do governo Lula, pela incapacidade gerencial que ele tem demonstrado. Vamos vencer as eleições se construirmos um projeto realista e novo para o país.