Título: PFL RECORRE CONTRA CONTRATO DA PETROBRAS COM DUDA
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. A renovação do contrato entre a Petrobras e a agência de publicidade Duda Mendonça & Associados levou o senador José Jorge (PFL-PE) a entrar com uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) pondo em dúvida a decisão da estatal. O pefelista pediu que o TCU examine a legalidade, a legitimidade e a economicidade do processo que renovou o contrato da Duda com a Petrobras por mais 12 meses que, para ele, é uma evidência de má gestão.

¿ Para prorrogar um contrato sem licitação, é preciso que seja urgente e relevante. A Petrobras é monopolista e a propaganda é só institucional. Portanto, não é nem urgente nem relevante ¿ disse José Jorge.

Na representação, o senador afirma que a agência de Duda está envolvida com esquemas criminosos investigados pelas CPIs em funcionamento, a dos Correios e a dos Bingos. E alega que o contrato deveria ser suspenso para se evitar eventuais danos de difícil reparação ao erário público.

¿ O presidente da Petrobras é um militante do PT. E Duda Mendonça está sob investigação. Ele confessou ter recebido dinheiro ilegalmente, inclusive no exterior. É mais que proibido, ele não pode trabalhar para o governo agora ¿ afirmou.

O pefelista recebeu o apoio do líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM):

¿ Essa renovação é uma imoralidade. É sexo explícito em horário de criança.

O orçamento da Petrobras em publicidade no ano de 2004 foi de R$136,1 milhões. A empresa também renovou contrato com outras duas agências.