Título: PF PRENDE SUSPEITO DE PRODUZIR DVDS PIRATAS
Autor: Jailton de Carvalho
Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 13
Técnico em informática pode ter fornecido a cópia de `2 filhos de Francisco¿ visto por Lula
BRASÍLIA. A Polícia Federal prendeu ontem o técnico em informática Cleber Guedes Pereira, acusado de produzir e vender cópias de DVDs piratas. Para a PF, Pereira pode ter sido o responsável pela cópia falsa do filme ¿2 filhos de Francisco¿ exibido em outubro para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
¿ Ele é um dos suspeitos de fornecer a fita para assessores da Presidência, mas para nós este não é o aspecto mais relevante do caso. O foco da nossa investigação é saber se ele agia sozinho ou tinha uma rede de distribuição de filmes piratas ¿ disse um delegado da cúpula da PF.
O DVD falso chegou às mãos de um dos ajudantes-de-ordem da Presidência. Dirigentes da Associação Nacional de Defesa da Propriedade Intelectual compraram uma cópia de ¿2 filhos de Francisco¿ pela internet e entregaram à polícia como prova da fraude.
Com Pereira foram apreendidos um computador e 50 DVDs. A PF recolheu ainda etiquetas e cópias de e-mails, entre outros documentos. Segundo a PF, o material contém indícios veementes de que Pereira produzia e vendia DVDs piratas pelos Correios e pela internet. Os filmes eram anunciados nos sites Mercado Livre e no Mercado DF. Pereira foi indiciado por violação de direito autoral. Para a PF, os documentos incriminam Pereira mas não permitem concluir se ele, de fato, forneceu a fita para assessores de Lula, que viu o filme na viagem de volta da Rússia, em 18 de outubro, no avião presidencial.