Título: DONA MARISA PEDE E OBTÉM CIDADANIA ITALIANA
Autor:
Fonte: O Globo, 03/12/2005, O País, p. 14

Passaporte da mulher do presidente Lula causa polêmica na Itália, onde lei foi criticada por ex-primeiro-ministro

BRASÍLIA. Neta de italianos, a primeira-dama Marisa Letícia Lula da Silva requereu e conseguiu cidadania italiana. A informação de que a mulher do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dupla cidadania foi confirmada extra-oficialmente pelo Palácio do Planalto. Os assessores da Presidência não divulgaram, no entanto, quando ela requereu a cidadania italiana. Segundo amigos, ela teria pedido o passaporte italiano recentemente.

Em outubro, entre os dias 15 e 18, o presidente Lula e dona Marisa visitaram Roma e lá, segundo integrantes do governo, surgiram os primeiros comentários de que agora a primeira-dama também é cidadã italiana. O Palácio do Planalto informou que o presidente não tem cidadania italiana e nem pretende pedi-la. Segundo diplomatas, como ele não é descendente de italianos, teria que renunciar à cidadania brasileira para conseguir se naturalizar italiano como marido de dona Marisa.

Filhos e netos têm o mesmo direito da mãe

Já no caso de dona Marisa, de descendência direta, há o direito de requerer a dupla cidadania. Segundo a lei italiana, têm direito à cidadania filhos, netos, bisnetos de italiano, em todas as gerações mantendo-se a linha paterna; ou filhos, netos ou bisnetos de mulher italiana que tenham nascido a partir de 1º de janeiro de 1948. Portanto, os filhos e netos de dona Marisa também têm o mesmo direito.

O passaporte de dona Marisa causou polêmica na Itália na última quarta-feira, quando o jornal ¿Corriere della Serra¿, o mais influente daquele país, publicou uma reportagem sobre o assunto. No texto, o ex-primeiro-ministro da Itália Massimo D¿Alema, amigo de Lula, reclama das leis de imigração do país e cita o caso de dona Marisa. A reportagem reproduz uma declaração da primeira-dama ao próprio jornal, em setembro de 2001.

Lula chama a mulher de galega

Na ocasião, mais de quatro anos atrás, dona Marisa dissera: ¿Minha família entrou com o pedido de reconhecimento da cidadania. A mim não importa nada, mas meus filhos insistiram. Mas nenhum de nós tem a intenção de deixar o Brasil. É só uma oportunidade, no caso de se precisar¿. O tempo de espera, em geral, é de quatro a sete anos para obter a cidadania italiana no Consulado de São Paulo.

Dona Marisa é filha de Antonio João Casa e Regina Rocco Casa e muitas vezes é chamada carinhosamente por Lula de galega. Ela se casou com o presidente Lula em 1975.

O título da reportagem do ¿Corriere della Serra¿ é: ¿A mulher de Lula vota, a babá dos meus filhos não¿, reprodução de uma frase dita por D¿Alema. Na reportagem, assinada por Rocco Cotroneo, D¿Alema reclama das facilidades dadas a descendentes de italianos enquanto os imigrantes que vivem naquele país não têm direitos civis, como o de votar.

Pessoas com cidadania italiana podem votar lá

As pessoas com cidadania italiana no exterior recebem cédulas de votação e podem votar. Em 2006, haverá eleição para primeiro-ministro da Itália. Na viagem à Itália em outubro passado, o casal Lula se encontrou com D¿Alema, presidente do partido de esquerda Democracia Socialista (DS).

Em páginas mantidas pela comunidade italiana na internet, surgiram as primeiras informações sobre o assunto no dia 15 de outubro, informando que dona Marisa Letícia acabara de conquistar a cidadania italiana no Consulado de São Paulo.

Na entrevista ao ¿Corriere della Sera¿, D¿Alema conta que a própria primeira-dama comentou com ele que havia conquistado a cidadania, e conseqüentemente o passaporte italiano, e que estranhou receber em casa papéis escritos em língua italiana.