Título: GOVERNO DIZ QUE DADOS NÃO SURPREENDEM
Autor: Leticia Helena
Fonte: O Globo, 04/12/2005, O País, p. 8

Para Hage, houve foi um combate maior

BRASÍLIA. O subcontrolador-geral da União, Jorge Hage, diz que o resultado da pesquisa não o surpreendeu e que a percepção da corrupção tende a aumentar. Para ele, os números refletem a atuação do governo federal, que desbaratou organizações criminosas em operações da Polícia Federal, aumentando a sensação de que a corrupção é generalizada.

¿ Quanto mais se combate a corrupção, mais as pessoas tendem a generalizar. A percepção só diminui com um trabalho de longo prazo ¿ diz Hage.

O subcontrolador-geral diz que o governo Lula é o primeiro a apoiar a atuação do Ministério Público:

¿ Antes, o Ministério Público enfrentava uma barreira de pedra. Hoje é chamado para estabelecer convênios e aumentou sua capacidade de atuação.

Hage lembra que a pesquisa não distingue as esferas de poder. Segundo ele, auditorias da Controladoria-Geral da União feitas em programas estaduais e municipais implantados com repasse de recursos da União encontraram irregularidades em pelo menos 80%. E ressalta que o governo obteve bom resultado na avaliação isolada das instituições ¿ 10% dos entrevistados consideram a atuação ótima e 53% boa, melhor do que as avaliações da Justiça, do Congresso e dos partidos:

¿ Quando o entrevistado é confrontado com as instituições separadamente, o dado adquire mais confiabilidade.