Título: OBEDIÊNCIA À LEI E JUSTIÇA SOCIAL, PILARES DA CIDADANIA
Autor: Leticia Helena
Fonte: O Globo, 04/12/2005, O País, p. 8

Plebiscitos têm aprovação de 50%

A Pesquisa Social Brasileira também quis saber que tipo de comportamento leva alguém a ser considerado um bom cidadão ¿ e como esse brasileiro nota dez gosta de participar da vida pública. Na primeira pergunta, sobre as características da cidadania, os entrevistados pela Fundação Getúlio Vargas consideraram fundamental obedecer a leis e ajudar pessoas em situação pior do que a sua.

¿ Isso significa que os princípios básicos da democracia estão consolidados entre nós: a obrigação de se submeter a algum tipo de poder, que deve ser exercido sobre todos, sem exceção, e a necessidade de se alcançar uma sociedade justa socialmente ¿ afirma o coordenador da pesquisa, Carlos Eduardo Barbosa Sarmento.

Em termos de participação, as entidades religiosas ainda são o principal caminho. Pelo menos é o que responderam 33% dos entrevistados: eles contaram que pertencem e participam ativamente de uma organização religiosa. O contraponto é que apenas 6% são filiados a algum sindicato ou entidade patronal e 3% a um partido.

Mesmo sem organização formal, a pesquisa conclui que os brasileiros gostam de participar. Para 50%, plebiscitos e referendos são uma boa maneira de decidir temas importantes. De modo geral, a maneira mais comum de os cidadãos darem sua contribuição é subscrevendo abaixo-assinados: 22% disseram que assinaram um documento destes no último ano.

A disposição para participar de abaixo-assinados vem sendo bem aproveitada por instituições como o Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep). Na rua ou na internet, o Coep recolhe adesões ao projeto de lei que cria o Dia Nacional da Mobilização pela Vida.

¿ O caminho para mobilizar as pessoas é ter uma ação específica e clara. Não é tão complicado, mas demanda uma grande energia ¿ ensina a secretaria executiva do COEP, Gleyse Peiter.