Título: CEM PESSOAS NO BRASIL JÁ É UM DADO ALARMANTE¿
Autor: Ciça Guedes
Fonte: O Globo, 04/12/2005, O País, p. 18
Socióloga diz que silêncio da Igreja no país agrava problema
A média de 1% de pedófilos a que se refere o frei Antônio representa cerca de 170 padres no Brasil.
¿ É claro que cem pessoas no país já é um dado alarmante, ainda que seja uma estimativa. Temos que fazer um trabalho de resgate da sexualidade, buscar o autodomínio ¿ diz ele, que propõe a análise do problema ¿dentro de um contexto sociocultural¿ de exacerbação da violência, onde se inscreve a violência contra a criança. ¿ Quando se ¿libera geral¿ em matéria de sexo, dá no que dá. Há uma determinada mídia que, em certos momentos, foca a criança de forma apelativa.
A socióloga Regina Soares Jurkewicz afirma que, no caso de abuso contra mulheres e adolescentes do sexo feminino, a primeira reação da hierarquia eclesiástica é tentar minimizar o ocorrido.
¿ Em geral, o agressor é transferido para outra comunidade, que não sabe a razão da transferência. É a lógica do pecado que se destaca nessas situações, e se dá pouca atenção ao delito. Quando as mulheres denunciam, são desqualificadas, não têm credibilidade. Os padres ficam ainda menos sujeitos à Justiça, no caso desses crimes, do que outros homens. E o silêncio da Igreja faz tudo piorar ¿ analisa a socióloga.
Frei lembra frase do Papa João Paulo II: pecado e crime
Frei Antônio lembra as palavras do Papa João Paulo II ¿ ¿É um pecado, é um crime¿ ¿ e propõe que o problema seja abordado em três dimensões diferentes:
¿ Eu, como padre, proponho o evangelho da responsabilidade: é preciso pagar pelo que se fez, há que ser duro. Mas proponho também o evangelho da misericórdia para quem quiser refazer sua vida, pois não se pode negar tratamento a quem precisa, e o evangelho da cruz: há casos de pessoas que são tão desestruturadas que não conseguem se controlar. A Igreja e a sociedade têm que ajudar, mantendo-as numa situação na qual não possam mais molestar ¿ diz o frei, que dedicou um capítulo de seu livro ¿O enigma da esfinge ¿ a sexualidade¿, publicado em 2004, à pedofilia.
A professora Maria Clara Bingemer escreveu seu artigo sobre o problema em 2002. O título, ¿Um tesouro em vasos de argila¿, é uma frase do apóstolo Paulo ao se referir à ¿graça do ministério apostólico¿. Ela diz que não deseja mais voltar ao assunto e reafirma a visão defendida no texto escrito logo após o surgimento dos casos de pedofilia em Boston, que abalaram a Igreja ¿ inclusive financeiramente ¿ nos Estados Unidos.
¿É muito difícil que as pessoas se dêem conta de que um padre, apesar da grandeza da missão que carrega, é alguém frágil como qualquer outro. Que tem suas tentações, suas dificuldades afetivas e que pode errar, cair, pecar, sem que por isso a realidade sobrenatural de seu ministério se veja afetada ou diminuída, já que não depende dele e sim de Deus¿, escreveu Maria Clara.
¿ A pedofilia é sempre ruim. Não importa quem a pratique ¿ diz ela. (C.G.)