Título: Aldo: PMDB tem importância estratégica
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 12/11/2004, O País, p. 5

No jantar em sua casa com os líderes do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e na Câmara, José Borba (PR), e os ministros das Comunicações, Eunício Oliveira, e da Previdência, Amir Lando, o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, defendeu a importância do apoio do partido ao governo Lula. Disse ainda que o PMDB tem importância estratégica para a reeleição do presidente Lula.

¿ O PMDB elegeu o maior número de prefeitos, foi o terceiro mais votado e o que teve mais votos para vereador. O partido pode ser um fator de desequilíbrio na disputa entre o bloco do PT contra o do PSDB ¿ disse Aldo.

Encontro teve avaliação dos delegados

No encontro foi feita uma avaliação do mapa de delegados da convenção nacional, marcada para dezembro. A ala da oposição leva vantagem por ter pelo menos 280 votos; os governistas têm 266. Estariam em disputa 168 votos de convencionais de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Sergipe. Para tentar virar o jogo, o presidente do PT, José Genoino, visitou ontem os gabinetes do presidente do PMDB, Michel Temer, do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o dos líderes Renan Calheiros e José Borba.

¿ O PT quer o PMDB na base e está aberto a críticas. Se há problemas, vamos superar. As eleições de 2006 ainda não estão na agenda, mas o PT está aberto para discutir alianças mais avançadas do que em 2004, quando o PT e o PMDB fizeram 700 coligações ¿ disse Genoino.