Título: Dirceu sobre o PMDB: `Não vai acontecer nada¿
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 12/11/2004, O País, p. 5

Enquanto o presidente do PT, José Genoino, e o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, tentam superar a crise com o PMDB, o chefe da Casa Civil, José Dirceu, diz que não é preciso fazer nada para que o partido continue apoiando o governo Lula.

¿ Não vai acontecer nada! Vocês duvidam? É só o governo não fazer nada que eles não sabem o que fazer! ¿ disse Dirceu, minimizando a convenção nacional do PMDB, marcada para 12 de dezembro, quando o partido decidirá se fica ou sai do governo.

Dirceu também está na contramão em outro assunto: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer esquecer a emenda da reeleição dos presidentes das duas Casas do Congresso. O ministro, no entanto, disse que continua trabalhando pela reeleição dos presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP).

Genoino esteve ontem com o presidente do PMDB, Michel Temer, e com o líder do partido no Senado, Renan Calheiros. Na véspera, Aldo jantara com senadores e líderes do PMDB. Para Dirceu, não é necessário tanto esforço.

Dirceu embarcou ontem para o Cairo, no Egito, onde representará Lula nos funerais do presidente da Autoridade Palestina, Yasser Arafat. Suas afirmações, feitas num jantar em homenagem ao secretário de Imprensa do presidente, Ricardo Kotscho, mostram que a crise política que paralisou a Câmara pode estar longe de acabar.

O ministro deixou claro que a aprovação da emenda da reeleição continua na pauta.

¿ Se depender de mim o João Paulo será o futuro presidente da Câmara ¿ afirmou.

A apenas alguns metros de distância esse era o assunto de uma roda de petistas, entre eles o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, e o deputado Paulo Delgado (PT-MG):

¿ O presidente já mandou esquecer este assunto (reeleição) ¿ disse o prefeito.

Num vôo de Brasília para São Paulo, terça-feira, Lula disse para quem quisesse ouvir que o assunto era inoportuno. COLABOROU: Luiza Damé