Título: PSDB VÊ DECLARAÇÃO COMO DESEJO DE ALIANÇA
Autor: Toni Marques e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 05/12/2005, O País, p. 5

Rodrigo Maia nega acordo entre os partidos

O secretário-geral do PSDB, deputado Eduardo Paes (RJ), interpretou as declarações do prefeito Cesar Maia como a confirmação de uma realidade: a de que ele não é mais candidato do PFL à Presidência da República.

¿ Para o PSDB é uma notícia fantástica. Consolida uma aliança em favor de uma candidatura tucana. Tenho que ser imparcial como secretário. Cesar apontou o candidato que considera o melhor, Serra, e isso deve ter peso na hora de o partido decidir. A capacidade de construir alianças é importante ¿ disse Paes.

O deputado Rodrigo Maia (PFL-RJ), filho do prefeito do Rio, afirmou que as declarações de Cesar Maia não confirmam um acordo eleitoral. Segundo Rodrigo, o prefeito disse entender que sua candidatura teria muita dificuldade de crescer caso o candidato do PSDB seja José Serra. E que o PSDB hoje leva vantagem sobre o PFL na disputa, mas o andamento da crise política não garantiria essas condições de forma definitiva. Rodrigo, no entanto, defendeu que o PFL lance uma candidatura própria em 2006:

¿ A bancada federal não aceita a imposição de uma aliança com o PSDB. Se o prefeito não for candidato, que seja outro, mas queremos que o PFL tenha um nome. Entendemos que há espaço para concorrer. O PSDB é nosso aliado na oposição, mas não significa uma decisão de apoiá-lo já.