Título: SINDICALISTAS REAGEM
Autor: Leticia Lins
Fonte: O Globo, 05/12/2005, O País, p. 8

Criticada pesquisa sobre corrupção de servidores

BRASÍLIA. Sindicalistas que representam os servidores reagiram ontem à pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrando que, para 79% dos entrevistados, a corrupção é a marca do serviço público. Para eles, a culpa pelas irregularidades percebidas pelos cidadãos é dos indicados pelos políticos para exercer cargos de confiança no funcionalismo.

Segundo o secretário-geral da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (Condsef), Josenilton Costa, a população faz uma idéia errada do servidor de carreira porque é ele que fica na linha de frente de atendimento. Mas quem toma as decisões são as pessoas que exercem cargos comissionados.

¿ O funcionário público de carreira é um trabalhador igual a qualquer outro da iniciativa privada ¿ disse o sindicalista.

O secretário-geral da CUT, Artur Henrique da Silva Santos, atribuiu negócios ilícitos, falcatruas e escândalos a uma minoria dos servidores e apontou contrapartida do setor privado. Mas reconheceu que a prestação dos serviços, sobretudo na área de seguridade e assistência social, é ruim.

¿ Em vez de contratar por concurso público, o governo preferiu terceirizar. Atualmente, mais de 40% dos funcionários públicos federais são tercerizados ¿ afirmou Santos.