Título: IBGE AFIRMA QUE CONTAS SÃO ABERTAS
Autor: Cássia Almeida e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 05/12/2005, Economia, p. 19
Segundo presidente do instituto, fórmula segue padrões internacionais
As declarações do economista Edmar Bacha sobre o que chamou de ¿caixa-preta¿ do IBGE em relação ao cálculo do Produto Interno Bruto (PIB, o conjunto de todas as riquezas geradas no país) irritaram o presidente do instituto, Eduardo Nunes, que rebateu ontem as críticas.
¿ Não admito qualquer insinuação de que o IBGE é uma caixa-preta. As informações sobre a forma de cálculo do PIB estão na internet, fazemos seminários constantes e nossos técnicos estão sempre à disposição dos usuários para tirar dúvidas. Se ele não teve acesso, foi por absoluto desinteresse. Foi uma acusação infundada e desrespeitosa.
Nunes garante que a metodologia do PIB segue padrões internacionais. Ele explica que cada componente das contas nacionais pela ótica da demanda ¿ consumo das famílias, do governo, investimento e saldo comercial de bens e serviços ¿ sofre ajustes sazonais separadamente. Ou seja, as atividades que aumentam sempre numa determinada época do ano têm suas variações recalculadas de acordo com o período.
¿ Como as fórmulas usadas em cada item são diferentes, eles não podem ser somados ¿ explicou Nunes.
O presidente do instituto afirma que as contas nacionais vêm sendo aperfeiçoadas desde 1995, com a reformulação da classificação das atividades econômicas, a atualização das pesquisas de indústria, comércio e serviços e com a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF).
As mudanças foram anunciadas pelo instituto em outubro. O universo da contabilidade nacional vai aumentar de 43 atividades e 80 produtos para 56 ramos e 104 produtos. No caso da administração pública e do sistema financeiro, dados que antes eram apenas estimados pelo crescimento populacional, agora serão calculados de fato. (Cássia Almeida