Título: FUNCIONÁRIOS DO PT ENCERRAM GREVE
Autor: Soraya Aggege e Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 06/12/2005, O País, p. 4

Partido promete pagar os salários atrasados até a próxima sexta-feira

SÃO PAULO. Os funcionários do diretório nacional do PT, em São Paulo, decidiram ontem em assembléia encerrar a greve iniciada sexta-feira por causa do atraso no pagamento de salários. A decisão foi tomada depois de uma conversa entre os líderes da greve e os dirigentes Francisco Campos (secretário-adjunto de Organização) e Joaquim Soriano (secretário-geral adjunto). Em nota, os funcionários do PT reafirmaram o compromisso com o partido e dizem que o motivo da greve não foi apenas o atraso no pagamento, mas também a falta de diálogo.

Alguns funcionários do PT disseram que o motivo maior de irritação foi o fato de a direção só ter revelado o atraso na véspera do pagamento. Outro fato que colaborou para o aumento da tensão entre funcionários e dirigentes é a série de demissões feita em novembro como parte do processo de enxugamento das contas do partido.

De acordo com a nota, os funcionários do PT decidiram:

¿Reafirmar seu compromisso e sua solidariedade com o PT, sobretudo neste momento de dificuldade pelo qual passa o partido¿ e ¿esclarecer que a greve foi motivada por problemas no diálogo entre os funcionários e a direção do PT, e não apenas pelo atraso no pagamento de novembro. Na reunião de hoje (ontem), integrantes da direção se comprometeram a aprofundar o diálogo, estabelecendo um cronograma de conversações com vistas aos próximos pagamentos.¿

Os salários deveriam ter sido pagos no dia 30 de novembro. Os funcionários que ganham até R$1.500 receberam no dia 2. Os que ganham mais terão que esperar até o dia 9.

¿ De 76 funcionários, 45 já receberam . Até o dia 9 pago o resto, inclusive o meu ¿ disse o secretário de Finanças do PT, Paulo Ferreira, que também está com o salário atrasado