Título: Lula ameaça intervir na briga entre Marta e Mercadante
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 06/12/2005, O País, p. 9

Presidente tentará evitar prévia no PT de São Paulo

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está disposto a intervir no PT de São Paulo para evitar uma disputa acirrada na definição do candidato petista à sucessão do governador tucano Geraldo Alckmin. O encontro do PT paulista no fim de semana deu o tom da disputa: a ex-prefeita Marta Suplicy e o senador Aloizio Mercadante mostraram firme disposição de disputarem a indicação numa eleição prévia no partido.

Lula, que já havia ponderado com os dois semana passado, em encontros separados, que uma disputa interna não seria adequada para o PT no maior colégio eleitoral do país, voltou a sinalizar ontem que não deixará isso acontecer. O ministro de Relações Institucionais, Jaques Wagner, disse ontem que o presidente Lula pode conversar com o senador Aloizio Mercadante e a ex-prefeita paulistana caso a disputa se acirre.

¿ O presidente pode chamar os dois para uma negociação se a disputa se acirrar, mas por enquanto ele não vai interferir ¿ disse o ministro.

Para o ministro Jaques Wagner, ainda é muito cedo para falar quem será o candidato do PT em São Paulo. Ele acredita que isso só deve acontecer nos primeiros meses do ano que vem.

Nos encontros com Marta e Mercadante, semana passada, o presidente Lula lembrou do desgaste sofrido pelo PT no Rio Grande do Sul, quando foi realizada uma prévia, o partido rachou e depois perdeu a eleição.