Título: BACHA EXAGEROU, DIZEM EX-PRESIDENTES DO IBGE
Autor: Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 06/12/2005, Economia, p. 22

Mas Besserman e Guimarães reconhecem que há problemas na base de dados das contas nacionais

Há consenso sobre a necessidade de atualização das contas nacionais, prevista para ser divulgada pelo IBGE em 2006. Mas Sergio Besserman Vianna e Eduardo Augusto Guimarães, ex-presidentes do instituto, acham que o colega Edmar Bacha, também ex-dirigente do IBGE, exagerou ao dizer que o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) é uma caixa preta.

¿ Desde os tempos da inflação alta, quando os índices surpreendiam, quem erra tenta se defender. O próprio Bacha foi vítima disso, quando o governo quis mudar a metodologia porque a inflação ficou alta. Agora o mercado errou e deve ter perdido dinheiro ¿ afirmou Besserman.

Besserman e Guimarães acham que não há nada errado com a metodologia, que segue recomendações internacionais. Mas afirmam que os dados podem ser melhorados.

Para o especialista em agronegócios André Pessoa, as estatísticas nesta área são fantasiosas. O Ministério da Agricultura deve divulgar hoje uma nova previsão para a safra de 2006, provavelmente com projeção menor para a soja do que as 60 milhões de toneladas esperadas inicialmente e as de 55,7 milhões a 58,6 milhões divulgadas até agora. A dificuldade de acertar está relacionada à base de dados: o último censo agropecuário é de 1995. (Mariza Louven)