Título: Representante da Unesco também critica ex-ministro
Autor: Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 12/11/2004, O País, p. 9
O representante no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, Jorge Werthein, também reagiu ao ex-ministro Paulo Renato. Werthein não gostou do tom das declarações dele sobre o último relatório mundial da Unesco, em que o Brasil aparece em 72 lugar entre 127 países. Paulo Renato destacou que são dados quantitativos e não qualitativos.
¿ Os dados podem ser quantitativos, mas temos informações que mostram o problema da falta de qualidade na educação. Lamento que ele (Paulo Renato) tenha dito isso ¿ disse Werthein.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Eliezer Pacheco, divulgou nota também rebatendo Paulo Renato. Segundo ele, o ex-ministro erra ao criticar a instituição do Enade, um dos mecanismos que substituem o Provão. Eliezer ainda lembrou que a gestão de Paulo Renato não fechou nenhum curso de graduação reprovado pelo Provão.
¿Se o diagnóstico estava correto, indicando a existência de cursos de baixa qualidade, ele não serviu para fazer as correções necessárias e punir as instituições sem padrões mínimos de funcionamento¿, diz a nota do Inep.