Título: URUGUAI SUSPENDE EMBARGO GERAL A CARNES DO BRASIL
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2005, Economia, p. 25
Já a Argentina está impedindo entrada até de chocolate do país
BRASÍLIA e RIO. O Uruguai decidiu suspender o embargo generalizado às importações de carnes bovina e suína do Brasil. A restrição passará a se limitar aos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A liberação foi comunicada ontem ao governo brasileiro pelo Ministério da Agricultura uruguaio e entrará em vigor hoje. O primeiro país a suavizar o embargo foi Israel. Agora, restam Argentina, Argélia e Chile.
Outra medida favorável ao Brasil foi a retomada das importações de soja e derivados brasileiros pela Indonésia, suspensas desde 14 de outubro. O país proibiu a compra dos produtos por temer a contaminação pela febre aftosa, mas foi convencido de que a restrição não tem respaldo técnico.
Até o chocolate está sofrendo com o surto de aftosa. A Argentina vem exigindo que o produto tenha certificação de que é proveniente de áreas livres da doença. Segundo Ivan Ramalho, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, que se reuniu ontem no Rio com autoridades argentinas, as exigências não se justificam.