Título: CIENTISTAS PEDEM PADRÃO NACIONAL PARA TV DIGITAL
Autor:
Fonte: O Globo, 06/12/2005, Economia, p. 26

SÃO PAULO. A comunidade científica brasileira defendeu ontem a adoção de um programa nacional para o sistema de TV digital que será adotado pelo país a partir de 2006. Entidades como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT) e a Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão e Telecomunicações (SET) já enviaram um documento ao ministro das Comunicações, Hélio Costa, em que afirmam considerar a adoção de um programa nacional de desenvolvimento tecnológico da TV digital estratégico para o desenvolvimento do país.

O presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), José Inácio Gennari Pizani, diz que a entidade não tem preferência por qualquer sistema, desde que o escolhido proporcione mobilidade, portabilidade, alta definição de imagem e alguma interatividade. Pizani diz já ter presenciado alguns testes dos programas nacionais e que os resultados são positivos.

¿ O que houve foi um desenvolvimento dos padrões já existentes, e pelos testes até agora realizados conseguiu-se robustecer os outros sistemas. O que já vi é alentador ¿ disse Pizani sobre o padrão nacional. (Ronaldo D¿Ercole)