Título: A HISTÓRIA DO GLOBO NAS PRIMEIRAS PÁGINAS
Autor:
Fonte: O Globo, 07/12/2005, Rio, p. 20

Lançado para o público o livro que traça um painel dos 80 anos de manchetes, fotos e charges do jornal

Um bate-papo informal marcou, anteontem, o lançamento para o público do livro ¿Primeiras páginas: 80 anos de história nas manchetes do GLOBO¿, no Armazém Digital, em Botafogo. O colunista Artur Xexéo comandou a entrevista com o autor do trabalho e editor de Opinião do jornal, Aluízio Maranhão, e o editor de Arte do GLOBO, Léo Tavejnhansky, que assinou a concepção gráfica da obra.

O livro conta a história do GLOBO e do país nas primeiras páginas. São manchetes, fotos, charges, ilustrações e infográficos que foram publicados durante os 80 anos do jornal, comentadas por Maranhão. O editor de Opinião ressaltou que, desde a primeira edição, já era possível ver a preocupação do GLOBO com o noticiário de cidade, uma característica mantida até hoje.

¿ O GLOBO é o único dos grandes jornais em que a editoria de cidade recebe o nome de ¿Rio¿ ¿ disse Maranhão, lembrando a capa da primeira edição do jornal, que trazia uma reportagem com o título ¿A cidade esburacada¿.

Um retrato da evolução editorial

Léo Tavejnhansky, deu um panorama das mudanças gráficas do jornal ao longo dos 80 anos. Ao falar do período de 1937 até 1985, em que o logotipo não teve lugar fixo na primeira página, ele deu a deixa para uma curiosidade citada por Maranhão:

¿ Segundo o Garcia (Luiz Garcia, articulista do GLOBO), houve um dia em que o jornal circulou sem o logotipo ¿ contou o editor de Opinião.

Ele ressaltou que as primeiras páginas retratam a evolução dos aspectos editoriais do jornal:

¿ No início, era tudo muito editorializado, as manchetes quase sempre vinham acompanhadas de pontos de exclamação.

Das cerca de 29 mil primeiras páginas publicadas nos 80 anos do GLOBO, foram selecionadas 110, com o apoio do setor de pesquisa do jornal. No livro, cada reprodução vem acompanhada por um texto explicativo, fotos, charges e a data de publicação.

O lançamento para assinantes foi feito no dia 16 passado. O livro, de capa dura, tem 228 páginas. A venda para assinantes no Rio e Grande Rio é feita pelo telefone 4002-5300. A Central de Atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h. Em outras cidades, basta ligar 0800-218433. Pela internet, a compra pode ser feita no site Loja Virtual (www.lojaoglobo.com.br).