Título: Um ex-menino de rua entre personagens ilustres
Autor: Cristiane de Cássia
Fonte: O Globo, 12/11/2004, O País, p. 12

Entre tantas personalidades ilustres, as biografias de duas pessoas comuns chamam a atenção de quem lê ¿100 Brasileiros¿: a professora de História aposentada Maria José Bezerra, de 51 anos, e o pedagogo Roberto Carlos Ramos, de 39.

A história de Roberto Carlos é tão impressionante que o cineasta Luiz Vilaça decidiu fazer um filme sobre ele. Menino de rua em Belo Horizonte, ele fugiu 131 vezes de unidades de internação e aos 13 anos era considerado um caso perdido. Até que um dia ele foi adotado por uma pedagoga que o levou para a França. Depois de passar a adolescência no exterior estudando, Roberto Carlos voltou para o Brasil e se tornou mestre em Educação. Adotou 13 ex-meninos de rua, escreveu livros infantis e se declara um apaixonado pelo seu país.

Maria José nasceu numa família muito pobre e sofreu na infância com a violência do pai. Devido a um desequilíbrio hormonal, sofreu 21 cirurgias. Um tumor no globo ocular quase a deixou cega. Mesmo com as dificuldades, criou uma filha, é mestre em História e escreveu 14 livros.

Maria José, Roberto Carlos e o faxineiro Francisco Basílio Cavalcante, que devolveu uma carteira com 10 mil dólares que encontrou no aeroporto de Brasília, são personagens de três novos comerciais que estão sendo lançados para a campanha ¿O melhor do Brasil é o brasileiro¿.