Título: `APENAS ATENDI AO PEDIDO DE UM AMIGO¿
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 08/12/2005, O País, p. 9

Empresário confirma que emprestou avião para Poleto e para Barquete

BRASÍLIA. O empresário Roberto Colnaghi confirmou ainda que emprestou seu avião para que Vladimir Poleto, ex-assessor de Palocci, transportasse três caixas de uísque de Brasília para São Paulo. A CPI dos Bingos investiga se as caixas continham dólares do governo de Cuba para a campanha de Lula, em 2002. Poleto alega ter carregado apenas bebidas.

O empresário disse que cedeu o avião mais uma vez a pedido de outro ex-assessor da prefeitura de Ribeirão Preto, Ralf Barquete, e que foi informado que ele transportaria pessoas, e não caixas:

¿ Foi este o avião do problema. Mas eu estava a mais de mil quilômetros de lá (de Brasília). Apenas atendi a um pedido de um amigo.

Colnaghi, dono de três empresas de tubos e conexões, também foi indagado sobre seus negócios em Angola. Desde 2002, eles tornou-se um dos principais exportadores para aquele país, em processo de reconstrução após a guerra civil. Ele exporta de material de construção a caminhões, mas negou ter sido favorecido por alguma autoridade brasileira.

¿ Comecei em 2002 a procurar países em que pudesse falar a língua. Por isso, tenho negócios em Angola e Moçambique. Mas sempre exportei com carta de crédito de lá, dinheiro de Angola.

Para a surpresa de integrantes da oposição na CPI, durante o depoimento Colnaghi revelou ser filiado antigo do PFL. Disse ainda ter emprestado seu avião para dois deputados do PSDB de São Paulo: Julio Semeghini e Mendes Thame.

¿ Foi durante a campanha. Uma vez para um e outra vez para outro. Mas não era uma coisa sistemática ¿ disse.