Título: LULA A MILITARES: INVESTIMENTO, SÓ COM CRESCIMENTO
Autor:
Fonte: O Globo, 08/12/2005, O País, p. 10

Modernização das três Forças depende da economia, diz ele

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem aos militares que o investimento no reaparelhamento e na modernização das Forças Armadas está dependendo do crescimento da economia. Lula participou da solenidade de promoção de oficiais da Marinha, da Aeronáutica e do Exército, no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

¿ Os senhores bem sabem o quanto demanda em termos de investimentos o reaparelhamento e a modernização dos meios de defesa nos níveis adequados. Temos de confiar que teremos condições de resolver esses e outros problemas na medida em que avancemos nesse novo ciclo de desenvolvimento em que o país ingressou ¿ disse Lula, no discurso de saudação dos oficiais promovidos.

Lula destacou que são muitos os desafios dos oficiais e pediu-lhes que mantenham a motivação e o espírito profissional e transmitam aos subordinados a confiança no futuro das Forças Armadas e do país:

¿ Vejo que o esforço e a dedicação de cada um dos promovidos estão sendo agora recompensados com a promoção, que é resultado inquestionável dos méritos e qualidades pessoais e profissionais demonstrados ao longo da carreira.

Projeto de substituição de caças ficou sem dinheiro

O governo já teve um plano de US$700 milhões de dólares para substituição dos caças Mirage da FAB, mas abandonou por falta de dinheiro. Ontem, Lula elogiou ainda o fato de as Forças Armadas nas ajudarem a promover a inclusão social por meio do serviço militar obrigatório.

¿ Não podemos deixar de reconhecer a contribuição prestada pelos militares no esforço deste governo em promover justiça social. Nesse sentido, o serviço militar é um verdadeiro exemplo de inclusão social, na medida em que oferece a milhares de jovens, anualmente, a oportunidade de acesso a novos conhecimentos, o que lhes proporciona maiores chances de obter trabalho e renda com dignidade.