Título: CONSELHO VOTARÁ SÓ MAIS UM PROCESSO ESTE ANO
Autor: Carolina Brígido e Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 08/12/2005, O País, p. 12

Decisão sobre Romeu Queiroz deve sair quarta

BRASÍLIA. O Conselho de Ética adiou para março a votação dos processos de cassação de 11 deputados acusados de se beneficiar do esquema do valerioduto. Sem a convocação extraordinária em janeiro, não adianta tocar os processos agora, segundo o presidente do Conselho, Ricardo Izar (PTB-SP). Assim, apenas o processo contra o deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) será votado em plenário, na próxima quarta-feira.

Izar explicou que, embora haja relatórios prontos, como o do processo do deputado Roberto Brant (PFL-MG), o Conselho não fará nem a leitura dos processos, para não expor os acusados. Estão pendentes audiências com 34 testemunhas e depoimentos de três deputados acusados.

O Congresso não deverá trabalhar em janeiro. Apesar do desgaste com a paralisação dos trabalhos do Conselho, os líderes avaliam que o desgaste provocado pelo pagamento de dois subsídios parlamentares a mais com a convocação extraordinária é maior. O pagamento dos 513 deputados e 81 senadores custaria R$15,2 milhões.

¿ Vamos fechar o pior ano do Congresso com uma convocação extraordinária em janeiro, cujo risco é de produtividade baixíssima? ¿ afirmou o líder do PSB, Renato Casagrande (ES).