Título: Grupo criava dificuldades para vender facilidades
Autor: Carla Rocha e Elaine Rodrigues
Fonte: O Globo, 12/11/2004, Rio, p. 13

O esquema de corrupção montado na Feema criava dificuldades para vender facilidades. Segundo o Ministério Público estadual, as gravações feitas pela PF revelam que Sandro e Thelio agiam em todas as fases de concessão de licenciamento ambiental. Inclusive nas três etapas finais, de concessão de licença prévia, licença de instalação e licença de operação ¿ documentos que só podem ser assinados pela presidência do órgão.

De acordo com o promotor, os grampos da PF revelam que a atuação do esquema de corrupção se dava em três níveis. No nível fiscal, os agentes negociavam a retirada ou lavratura de autos de constatação, que podem gerar multas de alto valor. Em outro nível, o mais usado por Sandro e Thelio, era a verificação, muitas vezes ¿in loco¿, se as empresas tinham algum passível ambiental ou se os processos haviam caído em exigência.

Sandro, que segundo o MP se apresentava como analista ambiental, também teria montado uma empresa de consultoria para prestar serviços às empresas. O terceiro nível de atuação do esquema era junto ao próprio gabinete da presidência ¿ os dois se ofereciam para agilizar a aprovação dos processos.