Título: CAIXA DOIS AGORA É SÍMBOLO MUNDIAL DE CORRUPÇÃO
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 09/12/2005, O País, p. 8

Campanha da ONU escolhe a fraude na contabilidade eleitoral para representar a situação do Brasil

BRASÍLIA. Em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção, o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodoc) lançou ontem uma campanha mundial de combate a essa prática ilícita. Foram produzidos cartazes e anúncios para rádio com símbolos da corrupção em diversas partes do mundo. A expressão que resumiu a situação no Brasil foi caixa dois.

Para o representante da Unodoc no Brasil, Giovanni Quaglia, caixa dois não significa apenas a prática de candidatos e partidos que declaram menos do que gastam em campanhas eleitorais. Quaglia acredita que o termo designa também toda e qualquer evasão fiscal e tributária, como a compra de produtos sem nota fiscal.

¿ A corrupção não vem apenas da classe política, é um problema que se pode verificar todos os dias, em pequenas fraudes ¿ afirmou o representante da ONU.

Ontem, a instituição ligada à ONU renovou contrato com a Controladoria Geral da União (CGU) para a realização de auditorias em programas internacionais. A segunda fase do projeto custará US$3 milhões. O dinheiro servirá para promover a modernização das técnicas de auditoria da Controladoria, com a capacitação dos funcionários e a melhoria dos equipamentos da coordenadoria.

¿ Essa é uma oportunidade efetiva de contribuir com o enfrentamento da corrupção no Brasil. Tenho certeza de que o Brasil conseguirá superar as dificuldades atuais. Vamos transformar a Controladoria em um centro de excelência das Nações Unidas ¿ afirmou o representante da ONU.

¿ A corrupção requer um combate cada vez mais aperfeiçoado. Essa é uma batalha de 300 anos no Brasil. Temos que combater uma cultura. Dinheiro público é para ser aplicado em benefício da população ¿ afirmou o ministro da Controladoria Geral da União, Waldir Pires.

No mesmo evento, foi inaugurada uma nova sessão do portal da transparência, o site na internet para a fiscalização de gastos públicos. A nova sessão enfoca os dados sobre o uso dos cartões corporativos, utilizados pelo governo federal. Esses cartões podem ser utilizados para custear o transporte de funcionários e pequenas compras, como material emergencial para escritórios. A página na internet passou a divulgar o nome dos servidores que utilizam esses cartões e os estabelecimentos em que as compras foram feitas.