Título: CONGRESSO TEM GUERRA DE ÁLVAROS
Autor: Evandro Éboli
Fonte: O Globo, 09/12/2005, O País, p. 8

Senador Álvaro Dias quer que deputado homônimo altere seu nome

BRASÍLIA. Incomodado com a presença de um homônimo no Congresso Nacional, o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) tomou uma atitude inusitada. Ele enviou requerimento ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), pedindo que seja trocado o nome do deputado Álvaro Dias (PDT-RN). No ofício enviado à presidência da Câmara, o senador afirma que a coincidência lhe trouxe problemas e que adotou o seu nome político há 30 anos.

¿A escolha do referido nome parlamentar (do deputado) configurou, ao longo da atual legislatura, inúmeras confusões ocasionadas pela similaridade com o nome que adotei há quase três décadas¿, afirmou o senador Álvaro Dias, no documento.

Os dois utilizam o primeiro nome e o último sobrenome. O nome completo do senador é Álvaro Fernandes Dias e o do deputado, Álvaro Costa Dias. O senador afirmou ainda que a existência do homônimo no Congresso ¿vem confundindo a opinião pública em diversas ocasiões, acarretando transtornos de maneira recorrente para ambos os congressistas¿.

Procurado pelo GLOBO, o senador afirmou que vêm enfrentando vários problemas. Ele citou o fato de o deputado ter retirado seu nome da lista dos que defendiam a prorrogação dos trabalhos da CPI dos Correios.

¿ Recebi várias mensagens eletrônicas me esculachando. As pessoas me diziam que tenho duas faces, uma tão rigorosa e outra nem tanto. Me incomodou profundamente ¿ disse o senador Álvaro Dias.

O senador ainda pediu que seu pleito fosse analisado com a ¿maior brevidade possível, sob a égide regimental e em nome da tradicional harmonia reinante no sistema bicameral¿.

Deputado avisa senador que não vai mudar de nome

Mas o pedido do senador não será atendido. A direção da Câmara entendeu que, segundo o regimento interno, é de livre e absoluta escolha do parlamentar o nome que irá usar durante o cumprimento do seu mandato. A presidência enviou o ofício do senador para o deputado.

O deputado Álvaro Dias afirmou que não irá atender ao pedido do senador e vai manter seu nome parlamentar.

¿- Tenho 18 anos de vida pública e se eu trocar de nome o povo lá da minha terra não vai saber que danado é esse. Fica chato ¿ disse o deputado.