Título: Acusação contra deputado provoca bate-boca entre parlamentares
Autor: Antônio Werneck
Fonte: O Globo, 12/11/2004, Rio, p. 14

As denúncias do envolvimento do deputado estadual Domingos Brazão (PMDB) com um suposto integrante da máfia dos combustíveis provocaram ontem um tiroteio verbal entre parlamentares no plenário da Assembléia Legislativa. Brazão, que nomeou em julho para o seu gabinete o empresário Renan de Macedo Leite, preso sob a acusação de chefiar a organização criminosa, ofendeu a deputada Cidinha Campos (PDT), autora das denúncias, a quem também acusou de envolvimento com o jogo do bicho. A pedetista, por sua vez, reafirmou ter provas de que o deputado e outros parlamentares estariam envolvidos em falsificação de combustível. Cidinha disse que vai apresentá-las em breve ao presidente da Casa, o também peemedebista Jorge Picciani.

¿ Isso será apresentado aqui com documentos. Não brinco em serviço, vou apresentar aqui documentação muito séria e muito grave ¿ disse Cidinha.

¿ Até então não existia nada contra aquele empresário, ele tinha todas as certidões na mão ¿ devolveu Brazão. ¿ Ao contrário do bicheiro Castor de Andrade, que ajudava a Cidinha e era conhecido contraventor. Se houver alguma coisa contra esse rapaz, ele será exonerado. Eu não quero é fazer covardia.

Como O GLOBO noticiou anteontem, Brazão nomeou Renan no dia 6 de julho para o cargo de assessor parlamentar, com salário de R$ 2.861. Depois de contratá-lo, o deputado comprou cotas de três postos de gasolina. Uma das empresas de Renan, o Auto Posto e Serviço Bam Bam Ltda, cedeu um carro para a campanha eleitoral do irmão de Domingos, Chiquinho Brazão, que se elegeu vereador. O empresário também doou R$ 10 mil para Chiquinho.

Ao fim da sessão, Cidinha deu o nome de dois homens que, segundo ela, teriam sido contratados para matá-la:

¿ Uma das possíveis pessoas que podem atentar contra minha vida é o policial civil Cláudio Gama e outro é um ex-PM chamado Zezinho Orelha.

Picciani disse que a Alerj só irá se pronunciar sobre o caso quando receber oficialmente a denúncia. Cidinha informou enviará o documento hoje. Picciani disse ainda que a Casa não pode ser responsabilizada pelos atos dos deputados.