Título: PT TENTA REAVER VAGAS HOJE OCUPADAS POR PSOL EM COMISSÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 09/12/2005, O País, p. 11

BRASÍLIA. Petistas e ex-petistas hoje abrigados no PSOL estão em disputa por vagas no Conselho de Ética da Câmara. O líder do PT, Henrique Fontana (RS), encaminhou pedido ao presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP), para reaver as duas vagas de titulares do partido no Conselho, hoje ocupadas por Chico Alencar (RJ) e Orlando Fantazzini (SP). Os dois trocaram o PT pelo PSOL há mais de dois meses, mas só agora o PT está reivindicando as vagas. A decisão final, no entanto, deverá ser da Comissão de Constituição e Justiça da Casa.

Para Fontana, não é razoável que o PT, com 82 deputados, tenha só a deputada Ângela Guadagnin (SP) como titular e o PSOL, com sete deputados, tenha dois titulares. O PT quer que os dois suplentes petistas do Conselho, Paulo Pimenta (RS) e Neyde Aparecida (GO), sejam efetivados como titulares e que Alencar e Fantazzini se tornem suplentes.

Assim, o partido espera driblar determinação tomada pela CCJ em relação ao deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que deixou o PPS pelo PSB há pouco mais de dois meses. O PPS reivindicou a vaga e Delgado recorreu à CCJ, que o manteve no cargo. O PT não quer tirar os dois conselheiros, mas transferí-los para a suplência usando como argumento a proporcionalidade das bancadas. Fontana negou que seja uma manobra para tentar salvar petistas e aliados em processo de cassação.

Aldo iria enviar a questão ao Conselho, mas o presidente Ricardo Izar (PTB-SP) disse que a decisão deve ser da Mesa Diretora e dos partidos. Aldo pediu um estudo à assessoria jurídica. Ele lembrou que já houve casos de substituição.