Título: ENTREVISTA DE DIRCEU CONSTRANGE GOVERNO
Autor: Gerson Camarotti
Fonte: O Globo, 09/12/2005, O País, p. 11

Ex-ministro disse que `não sobrou nada¿ na gestão Lula; PT tenta consertar declarações

BRASÍLIA. Causaram constrangimento ao governo declarações do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) em entrevista à revista ¿Fórum¿ de que, com a crise política, ¿não sobrou nada no governo¿ Lula. Na entrevista, ele citou o nome do ex-ministro Luiz Gushiken, do chefe de gabinete do presidente, Gilberto Carvalho, e do ministro da Fazenda, Antonio Palocci, além dele próprio, para dizer que todos foram atingidos por denúncias de corrupção e concluir que não sobrou nada.

A repercussão interna foi tão negativa que a direção nacional do PT soltou nota esclarecendo as declarações de Dirceu. A nota diz que o objetivo era evitar a propagação de uma versão deturpada da entrevista à revista, uma publicação voltada para a esquerda, concedida há cerca de 20 dias. ¿As frases foram tiradas do contexto por alguns órgãos de imprensa e perderam o sentido original, que não era de crítica. Em nenhum momento ele diz que `o governo acabou¿. Essa é uma ilação absurda feita para `esquentar¿ a matéria¿, afirma a nota.

A nota diz que ¿quanto ao fato de José Dirceu considerar a personalidade do presidente Lula difícil, o contexto mostra que não é uma crítica e sim um lamento¿. Perguntado se havia problema pessoal com o presidente, Dirceu disse: ¿Uma mistura de coisas. O personagem é difícil. Está ficando claro isso¿.

Para um interlocutor de Lula, o ex-chefe da Casa Civil vive um momento de mágoa e a entrevista reflete isso. Ministros não gostaram do teor da entrevista, mas evitaram comentá-la.

Na entrevista, perguntado se depois de sua cassação haveria outras, Dirceu respondeu: ¿Eu sou só um símbolo. Na verdade, não sobrou nada no governo. Luiz Gushiken, Gilberto Carvalho, Antonio Palocci, José Dirceu.... No PT, o presidente da Câmara, o líder do governo, José Genoino... Eles querem criminalizar o PT (...)¿. Disse também que só saiu do governo porque se deu conta de que Lula queria que ele saísse.

Deputado petista critica Dirceu

Ex-líder do PT na Câmara, Walter Pinheiro (BA) criticou Dirceu.

¿ É bom esclarecer que Dirceu deixou o governo muito mais pela conseqüência dessa crise do que pela ação de Lula. Dirceu é a expressão de alguém que foi bombardeado e virou um símbolo por causa disso ¿ ressaltou Pinheiro.