Título: Blitz põe políticos do PT em lados opostos
Autor: Ana Cláudia Costa
Fonte: O Globo, 12/11/2004, Rio, p. 15

Dois parlamentares do PT estiveram em lados opostos ontem de manhã, durante uma blitz contra o aumento da favelização de um terreno no Jardim Botânico, próximo ao Solar da Imperatriz, na Rua Pacheco Leão. O deputado estadual Carlos Minc estava com agentes da Delegacia Estadual do Meio Ambiente, do Ibama e da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa (Alerj). Os moradores reagiram à operação e houve tumulto, só encerrado com a chegada do vereador Edson Santos, que tem parentes morando no local e ajudou a apaziguar os ânimos.

No terreno há cerca de 240 casas ocupadas por antigos funcionários do Jardim Botânico. Segundo Minc, que é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj, a ocupação da área aumentou nos últimos anos porque as famílias cresceram e ampliaram seus imóveis, fazendo os chamados ¿puxadinhos¿.

¿ Com essas ampliações, eles estão cada vez mais invadindo o espaço do Jardim Botânico ¿ disse Minc.

O objetivo da operação de ontem era derrubar esses acréscimos, além de postos de lava-jato e oficinas construídos irregularmente. Revoltados com a fiscalização, cerca de 80 moradores fizeram um cordão de isolamento e impediram a entrada dos agentes, chegando a insultar Minc. Sem conseguir prosseguir com a operação, o deputado e os demais integrantes do grupo resolveram voltar outro dia.

De acordo com o deputado, a blitz teve origem em denúncias feitas pela associação de moradores do bairro e pela Sociedade de Amigos do Jardim Botânico.

¿ Resolvemos suspender a operação porque poderia haver um confronto. Eles eram muitos, mas vamos retomar a ação outro dia ¿ disse Minc.

A polêmica sobre a ocupação do terreno no Jardim Botânico já se arrasta há 18 anos na Justiça.