Título: `NYT¿ ELOGIA IDÉIA DE LULA PARA A OMC
Autor: Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 09/12/2005, Economia, p. 33

NOVA YORK. O ¿New York Times¿, o jornal mais influente dos EUA, voltou a criticar a postura européia nas negociações para a liberalização do comércio mundial. Em editorial, o ¿Times¿ diz que a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que os líderes globais se reúnam em janeiro, ¿não é má idéia¿, pois, pelo ritmo das negociações, a reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), semana que vem, em Hong Kong, deve fracassar.

O editorial, com o título ¿Protegendo o agricultor francês¿, lembra que a Rodada de Doha começou no fim de 2001, sob a sombra do 11 de Setembro, o que levou os países ricos a quererem reduzir a desigualdade mundial. E, para ajudar os pobres, é preciso liberalizar o comércio agrícola.

O ¿Times¿ afirma que a Rodada de Doha ficou paralisada ¿pela intransigência da União Européia, que se deixou transformar em refém da recusa da França em tirar seus agricultores do seguro-desemprego.¿ O editorial termina com um aviso: ¿Passou da hora de consertar esse sistema e fazer as regras comerciais funcionarem para os pobres¿.