Título: Locomotiva chinesa
Autor: Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 12/11/2004, Economia, p. 23

Os chineses estão dispostos a investir US$ 2 bilhões no Brasil em dois projetos na área de infra-estrutura: a ferrovia Norte-Sul e a ampliação do Porto de Itaqui (MA). No entanto, esses investimentos dependem da aprovação, pelo Congresso, da lei que cria as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Reunido ontem com os ministros do Planejamento, Guido Mantega, e dos Transportes, Alfredo Nascimento, o vice-presidente do Construction Group (Citic), Wang Guoxing, disse que há grande interesse da China em investir no Brasil, mas ele manifestou impaciência com a demora na aprovação das PPPs.

No fim da reunião, Guoxing ¿ que estava acompanhado de um delegação de 21 empresários e membros do governo chinês ¿ confirmou que considera lentas as negociações entre a China e o Brasil para viabilizar os investimentos em infra-estrutura.

Durante o encontro reservado com os chineses, o ministro Mantega explicara que o governo necessita de um marco jurídico para viabilizar esses investimentos, que é o projeto das PPPs.

¿ São projetos de grande vulto. Exigem amadurecimento ¿ disse o ministro.

Os chineses querem financiar projetos na área de infra-estrutura, mas não demonstraram interesse em realizar as obras. Por isso, devem se associar a empresas privadas, por meio de uma PPP. Guoxing disse que é possível aumentar os investimentos chineses nessa área, mas isso só será decidido depois da aprovação do projeto que deverá ser votado na próxima semana no Senado.

¿ Agora que a PPP voltou a caminhar no Congresso teremos em breve um instrumento que viabilizará esses empreendimentos ¿ disse Mantega.

O ministro lembrou que o projeto deve ser votado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) na quarta-feira.

Viagem poderá trazer até US$ 5 bi de investimentos

O Citic ¿ a instituição que está disposta a bancar os projetos brasileiros de infra-estrutura ¿ atua de forma semelhante ao BNDES, financiando projetos de interesse do governo chinês. No caso do Brasil, os investimentos em infra-estrutura foram priorizados para facilitar o escoamento dos produtos que a China importa do Brasil. A soja e os minérios respondem por 54% das exportações do Brasil para a China.

O ministro Mantega previu que os investimentos chineses em infra-estrutura podem chegar a US$ 4 bilhões ou US$ 5 bilhões só por causa dos entendimentos realizados durante a viagem do presidente Hu Jintao ao Brasil. Hoje, está programada uma reunião onde serão detalhados outros projetos na área de infra-estrutura, entre eles, a Ferrovia Transnordestina e a ampliação dos portos de Pecém (CE), Suape (PE) e Sepetiba (RJ).

O presidente Hu Jintao chegou a Brasília no fim da tarde de ontem. Ao desembarcar, divulgou uma nota, em português, na qual afirma que Brasil e China são ¿dois grandes países em vias de desenvolvimento, que enfrentam duras tarefas de desenvolver a sua economia e melhorar a vida do seu povo¿.

Sindicalistas da Força Sindical fizeram uma manifestação ontem, na Praça dos Três Poderes, contra a pirataria, aproveitando a visita as autoridades chinesas. (Colaborou Geralda Doca)