Título: AGRICULTORES ACAMPAM EM FRENTE AO TRIBUNAL
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 10/12/2005, O País, p. 14

Letícia Sabatella participa de atos ecumênicos em memória da missionária assassinada

BELÉM. Cerca de 300 agricultores montaram acampamento em frente ao Tribunal de Justiça e fizeram uma vigília desde a véspera do julgamento. De manhã foram celebrados atos ecumênicos em memória de Dorothy Stang, com a participação da atriz Letícia Sabatella. O culto reuniu representantes budistas, anglicanos e católicos numa mesma celebração. Ao som de canções de Milton Nascimento e Geraldo Vandré e hinos religiosos, imagens de Dorothy eram levantadas ao coro de ¿Dorothy vive? Sempre, sempre¿.

O julgamento mobilizou a imprensa nacional e internacional. Agências internacionais de notícias estão acompanhando diretamente de Belém. A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça disse que credenciou mais de cem jornalistas. Hina Jilani, representante especial do Alto Comissariado de Direitos Humanos das ONU e juíza da Suprema Corte das Nações Unidas, foi convidada a compor a mesa da presidência do júri, ao lado do juiz Cláudio Montalvão.

O secretário especial de Direitos Humanos, Mário Mamede, também acompanhou de perto o primeiro dia do julgamento. Ele admitiu que o fato de o crime ter tido uma repercussão internacional influenciou na rapidez do processo, mas destacou que o governo federal tem feito esforços no sentido de acabar com a violência no campo.

¿ Esse é um caso que queremos que seja exemplar. Há pessoas que se julgam acima da lei e temos que agir com firmeza contra elas ¿ afirmou.

Além de mártir na luta pela reforma agrária, Dorothy virou uma espécie de santa entre os lavradores. De manhã, um pequeno livro com o título "Dorothy Stang, a santa da Amazônia", circulou na praça em frente ao Tribunal de Justiça. No ato ecumênico, o padre José Amaro mostrou um frasco que, segundo ele, continha a terra com o sangue da freira. O irmão de Dorothy, David Stang, reafirmou confiança na Justiça brasileira.

¿ Não quero vingança ¿ afirmou.

www.oglobo.com.br/pais