Título: CORRETORA QUALITY JÁ FOI CONDENADA
Autor: Bernardo de la Peña e Chico Otavio
Fonte: O Globo, 11/12/2005, O País, p. 3
A corretora Quality, escolhida pela Prece para administrar os seus oito fundos exclusivos, já foi condenada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por fraude no mercado financeiro. Em decisão tomada em agosto deste ano, a CVM a condenou a pagar uma multa de R$293 mil e os seus diretores responsável, Marcos César de Cássio Lima e David Jesus Gil Fernandes, a uma suspensão pelo prazo de um ano do exercício de cargo de entidade do sistema de distribuição de valores ou de administrador de companhia aberta.
A corretora e seus sócios foram julgados por operações ocorridas em 1996, na mesma Bolsa de Mercadorias & Futuros ¿ onde a Prece acumulou o maior prejuízo ¿ causando perdas de mais de R$2 milhões para a distribuidora Arjel (em Paper, em liqüidação extrajudicial) e lucros para outras empresas.
De acordo com denúncia anônima encaminhada para a Comissão, a corretora Safic, na época gerida pela dupla David e Marcos de Cássio, estava intermediando operações fraudulentas, do tipo ¿esquenta-esfria¿, na BM&F, para que as transações financeiras do dia entre ganhadores e perdedores fossem feitas por um sistema paralelo, operado por doleiro e livro de tributação oficial.
Para isso, as corretoras repassavam para a Safic ¿ e posteriormente para a Quality ¿ a lista de ganhadores e perdedores do dia, ganhando comissão para isso.