Título: BANCADA DO PT PAULISTA SERÁ MUDADA
Autor: Evandro Éboli e Maria Lima
Fonte: O Globo, 11/12/2005, O País, p. 5

Sem Dirceu e outros campeões de votos, partido busca novos puxadores

BRASÍLIA. A se confirmar a previsão feita pelo próprio ex-deputado José Dirceu, que não tem esperança de ver escapar algum da lista de cassáveis, a bancada paulista do PT sofrerá uma transfiguração. Saem os grandes campeões de votos e entram suplentes que, em alguns casos, tiveram votação inexpressiva. A análise de petistas e especialistas é que essa mudança no perfil da bancada deverá ter impacto violento na eleição do ano que vem para a Câmara e o Senado e para a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Formado por Dirceu (556.768 votos), João Paulo Cunha (196.945), José Mentor (182.956) e Professor Luizinho (142.812), o grupo ameaçado de perder o mandato por quebra de decoro teve 1,4 milhão de votos em 2002. Sem as estrelas, entra em campo um time de suplentes de baixa densidade eleitoral.

Somando os votos de Maria Ângela Duarte (94.206 mil), que assume a vaga do ex-chefe da Casa Civil, e dos três suplentes que poderão assumir os mandatos de João Paulo, Mentor e Luizinho ¿ caso eles sejam cassados ¿ o resultado é 285 mil votos, pouco mais da metade de um Dirceu.

¿ O PT terá de reavaliar sua estratégia e buscar novos puxadores de legenda. Se os outros forem cassados, será um baque, que pode até afetar a reeleição de Lula ¿ avalia o deputado José Eduardo Cardoso (PT-SP), o segundo mais votado no PT em 2002, com 303.033 mil votos.

O líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reconhece dificuldades, mas diz que o PT tem bons nomes. Para ele, o ex-presidente do partido José Genoino, que não foi cassado, pode ser um bom puxador de votos. Outra potencial campeão de votos é a ex-prefeita Marta Suplicy, se não sair candidata ao governo do estado.

¿ É claro que enfraquece a chapa. Mas é difícil concluir que por isso haverá queda na bancada. O que vai nos afetar mais é o conjunto da crise que se abateu sobre o PT ¿ diz Chinaglia.

Cientista político faz previsão negativa para PT

O cientista político David Fleischer, da Universidade de Brasília, faz uma previsão negativa para o desempenho do PT. Para ele, ao contrário de 2002, quando elegeu 90 deputados, em 2006 o partido elegerá, com dificuldade, no máximo 50.

¿ O PT não foi destruído, mas seriamente danificado e terá dificuldade para eleger 50 deputados. Em São Paulo perdeu não apenas um campeão de votos, mas o coordenador da campanha. Dirceu era a estrela, um dos líderes. É por isso que a oposição ficou tão seca em cima dele. Essa cobrinha não podia escapar ¿ diz Fleischer.

No caso de São Paulo, Fleischer avalia que poucos nomes têm chance de se destacar como puxadores de voto:

¿ Berzoini (Ricardo, presidente do PT) está mais para soldado do que para capitão. João Paulo está liquidado. Marta ajudaria a puxar e Cardoso é um bom nome. Chinaglia tem boa penetração, mas não chega à altura da que Dirceu tinha.

¿ Eu?? Não sou puxador de votos porque nunca tive dinheiro. Tenho voto no meio dos médicos, de gente que não é do PT. Mas sempre estive na lista dos que não iam se eleger ¿ minimiza Chinaglia. (M.L. e I.B.)