Título: FIOCRUZ DIZ QUE VOLUNTÁRIOS APENAS RECOLHEM
Autor: Ismael Machado
Fonte: O Globo, 13/12/2005, O País, p. 10

Em 2003, mosquitos picaram pesquisador e dois moradores

Mércia Arruda, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), disse ontem que não há na atual pesquisa no Amapá a picada intencional. O que os voluntários têm de fazer, disse ela, é recolher os mosquitos, tarefa para a qual foram treinados e receberam certificados. A pesquisa pretende identificar padrões de alimentação de mosquitos na região para ajudar na prevenção de surtos de malária.

Segundo ela, picadas intencionais em voluntários aconteceram em 2003. Foram usados dois voluntários como cobaias, e mais o representante da Fundação Nacional de Saúde, Alan Kardec. Os voluntários, segundo ela, não desenvolveram a doença. Alan Kardec, que é coordenador local da pesquisa, disse que submeteu os moradores à sessão de cem picadas de mosquitos uma única vez e que cuidou dos que ficaram doentes.

¿ Foram acompanhados por mim e pela médica responsável pelo projeto ¿ disse Kardec.

Mércia disse que o risco de picadas está descrito no formulário de consentimento que os voluntários assinaram, e nele está prevista a responsabilidade da Secretaria de Saúde do Amapá de providenciar tratamento para eventuais contaminados.