Título: INFERNO VERDE
Autor: Zuenir Ventura
Fonte: O Globo, 14/12/2005, Opinião, p. 7

Durante a viagem de George Bush ao Brasil, Lula perdeu a oportunidade de levá-lo à Amazônia e, diante daquela paisagem estorricada, dizer-lhe: ¿Olha o que você está fazendo.¿ Talvez não adiantasse muito. Se o companheiro do norte não tem remorso de causar a morte de 30 mil civis iraquianos e 2.140 soldados americanos, não iria se sentir culpado por se recusar a assinar o Protocolo de Kioto, que reduziria as emissões dos gases responsáveis pelo efeito estufa. Mas a atitude valeria pelo menos como protesto.

Bush não viu, mas deve ter lido no ¿New York Times¿ que a pior seca amazônica dos últimos cem anos pode ser conseqüência dos mesmos desequilíbrios ecológicos causadores dos furacões. Larry Rohter, o correspondente do jornal no Brasil, foi lá e, depois de ouvir especialistas, relata: ¿Os cientistas disseram que a seca é provavelmente resultado da mesma elevação das temperaturas das águas na área tropical do Atlântico que provocou o furacão Katrina.¿ Se o aquecimento global estiver de fato envolvido nisso, será apenas o começo de uma tragédia que ainda tem como agravante a devastação promovida pelos próprios brasileiros.

Há pouco o governo Lula anunciou a redução de 30% de desmatamento da Amazônia entre 2004 e 2005. É uma boa notícia, mas que deve muito à queda de preço de produtos agrícolas como a soja. A má notícia, segundo os ecologistas Adalberto Veríssimo e Carlos Souza Junior, em artigo na ¿Folha de S. Paulo¿, é que apenas se ¿represou o desmatamento¿, mantendo as motivações econômicas.

Para eles, o processo vigente baseado na agropecuária e com exploração predatória de madeira continua sendo mais rentável do que o desenvolvimento sustentável. ¿Somente uma economia com base na floresta pode assegurar a manutenção, em larga escala e longo prazo, da floresta amazônica.¿ A implantação desse modelo racional enfrenta muitos obstáculos, alguns dos quais seriam superados pelo projeto de lei de gestão das florestas públicas que está no Senado. ¿Se for aprovado, será possível iniciar um ciclo positivo¿, acreditam eles. Se não, a floresta continuará ardendo pelo fogo ou pela seca descrita por Rohter: ¿Ela evaporou lagoas inteiras e provocou incêndios florestais, matou peixes e plantações, encalhou barcos e isolou aldeões que viajavam neles, trouxe doenças e provocou um caos econômico.¿

Acho que questões com essa magnitude deveriam ser retiradas do varejo político para fazerem parte de um grande acordo nacional e se transformarem num compromisso de Estado. Euclides da Cunha via a Amazônia, o ¿Inferno verde¿, como a última página do Gênese a ser escrita. Como está hoje, asfixiada por cima e devastada por baixo, ela é o primeiro capítulo do Apocalipse.