Título: SERRA PEDE FIM DA REELEIÇÃO E MANDATO DE 5 ANOS
Autor: Germano Ordoñez
Fonte: O Globo, 14/12/2005, O País, p. 11

SÃO PAULO.No mesmo instante em que o governador Geraldo Alckmin estava no ¿Roda Viva¿, o prefeito de São Paulo, José Serra, conversava com a apresentadora Hebe Camargo no SBT e defendia o fim da reeleição em todos os níveis.

¿ Sou a favor da não-reeleição. Acho que o presidente da República tem que ter mandato de cinco anos, como era antigamente, e acabou. O que acontece hoje é que o sujeito se elege e não é só o presidente da República: fica pensando na reeleição e só caminha nessa direção. É uma fuga para diante. Só faz campanha. Sinceramente eu acho melhor a gente reconhecer que não deu certo, com toda a humildade, e corrigir isso, se tiver acordo. Mas valendo a reeleição só para depois do ano que vem, para não se imaginar que está se mudando a regra do jogo no meio da partida. Então, a partir de 2007 não valeria mais a reeleição. No atual jogo essa regra ainda estará valendo, mas depois modificaria ¿ afirmou.

Ele não disse que é candidato nem comentou a candidatura de Alckmin, mas aproveitou para dar estocadas na ex-prefeita Marta Suplicy (PT), que pode ser candidata a governadora de São Paulo no ano que vem. Serra disse que está dando continuidade aos projetos de construção de CEUs (Centro de Educação Unificada), marca da administração petista, mas que faz obras mais baratas, sugerindo que havia superfaturamento nos projetos petistas:

¿ Analisamos defeitos, problemas e estamos fazendo CEUs 15% mais baratos e com 10% a mais de alunos. Diminuímos em 25% o custo de investimento por aluno. A manutenção também é 30% menor. Eu não ia deixar de fazer só porque começou na gestão anterior.

E disse que está implementando um novo estilo de administração na educação:

¿ Estou dando aula. Toda semana dou aula para o 3º e o 4º ano, para crianças de 9 a 10 anos. Depois me reúno com todos os professores da escola e discutimos os problemas.