Título: Líder tucano diz que presidente se esfarelou; aliados falam em reação
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 15/12/2005, O País, p. 4

`Isso é apenas um momento¿, diz vice-presidente, sobre resultado da pesquisa

BRASÍLIA. O PSDB comemorou o resultado da pesquisa CNI/Ibope que mostrou crescimento de dois presidenciáveis tucanos à disputa do ano que vem. O prefeito de São Paulo, José Serra, venceria as eleições no primeiro e no segundo turnos contra o presidente Luiz Inácio Inácio Lula da Silva. E o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, teve um crescimento de seis pontos percentuais em relação a outubro, subindo de 14% para 20% das intenções de voto.

¿ Enquanto o presidente Lula está caindo, o Serra e o Geraldo vão subindo. A população está descartando o presidente Lula e buscando um candidato alternativo ¿ comemorou o líder do PSDB na Câmara, Alberto Goldman (SP).

O líder dos tucanos no Senado, Arthur Virgílio (AM), comentou que o presidente Lula se esfarelou eleitoralmente e o secretário-geral do partido, deputado Eduardo Paes (RJ), diz que os números refletem a resposta da população aos desmandos do atual governo, que não cumpriu suas promessas de campanha.

¿ Ele se esfarelou eleitoralmente. A novidade agora é que Lula leva uma surra de Serra, tanto no primeiro quanto no segundo turno, e empata tecnicamente com Alckmin no segundo turno ¿ disse Virgílio.

Os pefelistas destacaram a queda nas intenções de voto do presidente Lula. O líder da Minoria na Câmara, José Carlos Aleluia (PFL-BA), disse que o povo brasileiro se cansou do presidente e quer mudança.

Fontana: ¿Vamos ganhar se formos agressivos¿

Já os aliados do governo do governo se dividiram na avaliação. Para o líder do PSB, deputado Renato Casagrande (ES), a crise política e o desgaste do governo com as denúncias de corrupção não explicam tudo. Ele diz que o governo precisa reagir e que isso se faz com a ampliação dos investimentos públicos e com um choque de gestão.

Para os petistas, o desempenho de Lula é natural neste momento. Eles disseram apostar na recuperação política do presidente da República.

¿ Depois de seis meses de bombardeio os números mostram a vitalidade do nosso projeto e do nosso candidato. Vamos ganhar as eleições se formos agressivos no debate e convencermos os eleitores de que a volta ao passado será um prejuízo para o país ¿ afirmou o líder do PT, deputado Henrique Fontana (RS).

O vice-presidente José Alencar, que estava ontem no exercício da Presidência da República, diz não ter dúvida de que o cenário vai mudar, em favor de Lula. Indagado se o presidente tem fôlego para virar o quadro, Alencar respondeu:

¿ Não precisam duvidar disso. O presidente Lula tem uma sensibilidade social muito grande. É um homem de bem. Isso é apenas um momento.