Título: INCERTEZA POLÍTICA PREOCUPA INDÚSTRIA FLUMINENSE
Autor: Fabiana Ribeiro
Fonte: O Globo, 15/12/2005, Economia, p. 32

Setor espera reação de vendas neste trimestre

Os empresários fluminenses estão otimistas com o cenário econômico para 2006, avaliam que a queda do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto das riquezas geradas no país) no terceiro trimestre foi pontual e planejam ampliar seus investimentos. Mas estão preocupados com as incertezas políticas. Essas são as conclusões de uma pesquisa conjuntural feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan), com 109 entre as maiores empresas fluminenses, que juntas empregam mais de 50 mil trabalhadores.

Na pesquisa, 72% dos empresários disseram que irão ampliar ou manter, em 2006, o nível de investimentos realizado em 2005. Também 72% afirmaram que no último trimestre deste ano, as vendas serão maiores ou iguais às do mesmo período de 2004. E 83,3% esperam ampliar ou manter o volume de vendas no próximo trimestre, em relação aos três primeiros meses de 2005. Na avaliação de Luciana de Sá, economista da Firjan, isso mostra que os empresários interpretaram a queda de 1,2% no PIB brasileiro no último trimestre como um soluço, ou seja, uma interrupção temporária no ritmo de expansão da economia.

Perguntados sobre quais são as maiores preocupações em relação aos negócios de suas empresas, 37,6% apontaram a incerteza no cenário político. Na lista, que admitia múltiplas respostas, a mais mencionada, com 57,8%, foi o aumento da carga tributária.

¿ Não é possível ter tiroteio de fogo amigo. Isso traz preocupação ¿ disse Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, referindo-se às críticas de membros do próprio governo à política econômica do presidente Lula.