Título: FORA DE CONTEXTO
Autor: Evandro Éboli e Isabel Braga
Fonte: O Globo, 16/12/2005, O País, p. 4
Queiroz usa só parte de declarações do Conselho em sua defesa
BRASÍLIA. Para tentar convencer os deputados a votar contra sua cassação, Romeu Queiroz (PTB-MG) editou declarações de seis integrantes do Conselho de Ética numa mensagem em sua defesa que enviou aos parlamentares nas duas últimas semanas. Queiroz destacou os trechos que o favoreciam, o que irritou integrantes do Conselho.
Além da edição das frases, Queiroz não lembrou que, dos seis, cinco votaram a favor de sua cassação. O petebista usou trechos em que os deputados diziam que ele pode não ter embolsado os recursos que recebeu do esquema de Marcos Valério. Mas excluiu o contexto: os parlamentares afirmavam que esse fato não o inocentava, pois ele não declarou à Justiça Eleitoral os R$452 mil sacados.
Queiroz incluiu a seguinte frase de Orlando Fantazzini (PSOL-SP), que votou pela cassação no Conselho: "Não tenho dúvida de que nenhum centavo desse recurso tenha ido para o seu bolso". Mas excluiu o restante: "Entretanto, o benefício não basta ser para si, mas pode ser para outrem, e foi: para o PTB, para pagar outras despesas. Quais? Será que não despesas de campanha?".
Em outro trecho, Queiroz usa uma frase de Carlos Sampaio (PSDB-SP): "Não está em jogo o aproveitamento de um centavo sequer desses R$350 mil por Romeu Queiroz. Ele sequer estava no estado quando aconteceu o repasse". A parte que ele exclui da declaração do tucano diz: "Mas ao intermediar verbas do PT para o seu partido (PTB) sem levar a registro essas transações, o deputado portou-se de forma indevida."