Título: LULA AOS MILITARES: 'ESTE PAÍS É DONO DO SEU NARIZ'
Autor: Cristiane Jungblut
Fonte: O Globo, 16/12/2005, O País, p. 8

Presidente afirma que seu governo é alvo de 'saraivada de críticas, acusações e infâmias'

BRASÍLIA. Numa reação indireta às pesquisas de intenção de voto que mostram que perderia a eleição de 2006 para o tucano José Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou um tom ofensivo: disse que seu governo está sofrendo uma saraivada de críticas, acusações e infâmias, mas que ele mostrou ao mercado e ao mundo que o Brasil tem governo e é dono do seu nariz ao quitar dívida de R$15,5 bilhões com o Fundo Monetário Internacional (FMI). Diante de oficiais-generais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, Lula repetiu em discurso duas vezes que não tomará medidas pensando na eleição de 2006.

Num improviso de 20 minutos, Lula disse que preferia falar com o coração e sobre coisas que não estavam escritas no discurso preparado para a ser lido durante o almoço de confraternização de fim de ano com os militares.

- Resolvi ter uma conversa um pouco mais cordial, mais amiga e mais de coração do que da razão. Nestes seis meses, estamos enfrentando uma saraivada de críticas, de acusações e de infâmias. O Brasil está vivendo um momento de democracia elevada às suas últimas conseqüências. Nesses três anos de governo, nem o presidente, nem o vice-presidente, não fizemos qualquer intervenção em qualquer debate que pudesse cercear o debate político - disse Lula.

Presidente diz que nunca tentou impedir investigações

Num recado à oposição, Lula disse que nunca tentou impedir as investigações, apesar de na prática o governo ter tentado evitar até mesmo a convocação extraordinária do Congresso, na tentativa de esfriar os trabalhos das CPIs:

- Se alguns imaginaram que o presidente iria tomar atitudes que pudessem cercear qualquer investigação, para se fazer de vítimas, não haverá vítima por falta de investigação. Que se investigue tudo, porque acho que o Brasil está precisando disso. Aquilo que for verdade vai aparecer como verdade, aquilo que for mentira, vai aparecer como mentira. E um belo dia o povo saberá fazer juízo de valor.

O presidente voltou a exaltar como grande feito a decisão do governo de antecipar o pagamento de R$15,5 bilhões de dívidas que iriam vencer em 2006 e 2007 com o FMI.

- Devolvemos para dizer ao mundo, para dizer ao mercado: este país tem governo, este país é dono do seu nariz! E queremos errar e acertar, mas pela nossa própria cabeça, pela nossa consciência, pelas nossas tomadas de posição - disse Lula, enfático, lembrando que em 2004 o Brasil não renovou acordo com o FMI. - O FMI queria que o Brasil continuasse com o acordo porque era simbolicamente importante dizer ao mundo que o Brasil mantinha um acordo com o FMI. Não fizemos nenhum barulho, rompemos o acordo com o FMI porque não precisávamos mais do FMI.

Em discurso, defesa de José Alencar

Ao falar de infâmias, Lula fez uma defesa enfática do vice-presidente e ministro da Defesa, José Alencar. Segundo a revista "Veja", a Coteminas, empresa da família de Alencar, estaria se beneficiando de recursos públicos. O presidente disse que Alencar era um homem de grande magnitude e que sua empresa recebeu recursos como outra empresa qualquer.

- É importante que a gente tenha clareza das coisas que acontecem para que a gente não misture tudo num único balaio e depois colha, como resultado, coisas negativas. Quero aproveitar, Zé, para dizer que fiquei indignado. Quando a ofensa é pessoal, ela ofende menos, muito menos do que quando ofendem um companheiro - disse Lula, ao lado de Alencar.

O presidente disse ainda que as eleições de 2006 não o desviarão do caminho de botar o Brasil num caminho de crescimento duradouro.

Mais tarde, em confraternização de Natal com alguns funcionários, Lula não quis responder a perguntas sobre as pesquisas. Descontraído, Lula pôs um gorro vermelho de Papai Noel de um dos cantores do coral Semana de Natal, da Universidade de Brasília (UnB). Lula pegou a menina Júlia, de 6 anos, no colo e contou ao campeão das Olimpíadas de Matemática, Paulo Ramos Santos, que a bursite que o atinge "ainda dói muito".

- Está muito longe do Natal - disse Lula, quando jornalistas pediram uma mensagem de Natal.

Legenda da foto: LULA, NO ALMOÇO com militares: "Aquilo que for verdade vai aparecer como verdade, aquilo que for mentira, vai aparecer como mentira. E um belo dia o povo saberá fazer juízo de valor"