Título: SÓ 1 EM CADA 10 JOVENS É UNIVERSITÁRIO
Autor: Carolina Brígido
Fonte: O Globo, 17/12/2005, O País, p. 9

BRASÍLIA. O Censo da Educação Superior divulgado ontem pelo MEC mostrou que o país tem uma baixa taxa de escolarização líquida no ensino superior: 10,4%. Significa que apenas um em cada dez jovens com idade entre 18 a 24 anos está matriculado num curso superior. Ontem, o ministro Fernando Haddad disse que, diante do percentual, será impossível o governo cumprir a meta estabelecida de chegar a uma taxa de escolarização no ensino superior de 30% até 2011.

Segundo Haddad, a expectativa é que, em seis anos, a taxa alcance 15% se continuar nesse ritmo. Para o ministro, a situação pode melhorar se o Congresso Nacional se apressar e aprovar projetos de lei que tramitam atualmente sobre educação, como o que cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Haddad considera que, sem recursos para a educação básica, não há como aumentar o público potencial da educação superior.

¿ É um índice muito baixo, que pode ser melhorado. Temos que fazer um esforço muito grande para se cumprir a meta. Se todos os projetos saírem do papel, poderemos até chegar a 25% da taxa de escolarização até 2011 ¿ avaliou o ministro.

O MEC trabalha também com a taxa de escolarização bruta ¿ ou seja, a comparação entre a quantidade total de alunos do ensino superior, independente da idade, comparada com a população brasileira entre 18 e 24 anos. Considerando-se esse cálculo, a taxa apresentada é maior, de 17,3%. De acordo com esse método, a menor taxa de escolarização encontra-se na região Nordeste, com 9,5%. O Norte tem 12,1%; o Sudeste, 20,8%, e o Centro-Oeste, 22,1%. A melhor situação está no Sul, com taxa de escolarização de 24,7%.