Título: QUÉRCIA SE DIZ SURPRESO POR LIDERAR DISPUTA EM SÃO PAULO
Autor:
Fonte: O Globo, 17/12/2005, O País, p. 10

Ex-governador surge em primeiro em seis cenários de pesquisa

SÃO PAULO. O ex-governador Orestes Quércia (PMDB) disse ter ficado surpreso ao saber que lidera as pesquisas de intenção de voto para o governo de São Paulo, segundo pesquisa do Datafolha publicada ontem na ¿Folha de S. Paulo¿. Quércia aparece na frente em seis cenários e só divide o primeiro lugar, em empate técnico, quando o candidato tucano é o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o do PT é o senador Aloizio Mercadante.

Nesse caso, Quércia teria hoje 24% das intenções de votos contra 23% de FH e 20% de Mercadante. Quando a ex-prefeita Marta Suplicy é a candidato petista, Quércia lidera com 26%. Ela fica em segundo com 21% e FH cai para 18%.

Quércia disse achar que sua liderança se deve às críticas que faz à política econômica nos programas de TV do PMDB de São Paulo, do qual é presidente.

¿ A política econômica de Lula é a mesma de FH. Por isso, a população de São Paulo, que deseja juros menores e condições melhores para o desenvolvimento do país, tem lembrado do meu nome para governar o estado ¿ disse Quércia.

No cenário mais favorável para Quércia, ele lidera com 33%, seguido por Marta, com 22%, e pelo ex-ministro da Educação Paulo Renato, que nessa simulação substitui Fernando Henrique e fica com 3%.

O Datafolha ouviu 1.798 eleitores nos dias 13 e 14. A margem de erro é de dois pontos.

Alckmin diz que resultado não surpreende

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que não se surpreendeu com o resultado da pesquisa. Segundo ele, vários prefeitos paulistas lhe enviavam pesquisas locais que já mostravam a liderança de Quércia.

¿ Toda semana recebo três, quatro, cinco (pesquisas). O pessoal faz para presidente, governador. Geralmente aqui em São Paulo, para presidente, estou lá em cima. E vem junto a de governador ¿ disse Alckmin.

Marta, que disputa a vaga de candidato no PT com Mercadante, disse em nota que considerou o resultado animador. ¿Os pré-candidatos do PT, que têm entre 20% e 23% das intenções de voto, segundo diferentes cenários, dão mostra de que existe uma base importante de apoio entre os eleitores¿, diz ela.

Em solenidade de assinatura de convênio com a Agência Nacional do Petróleo (ANP), Alckmin afirmou que o fato de o prefeito José Serra estar na sua frente nas pesquisas não dificulta sua pretensão de ser o candidato tucano à Presidência.

¿ Fico contente. O PSDB tem um bom problema, que são vários candidatos, todos subindo. O PT tem um problemão, que é um candidato só e descendo ¿ disse Alckmin.

Serra participou de outro evento com a ANP e não comentou as pesquisas.