Título: ATIVISTAS CERCAM CONSULADO DOS EUA EM HONG KONG
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 17/12/2005, Economia, p. 43
Manifestantes antiglobalização enfrentam a polícia em protesto contra a reunião da OMC
HONG KONG. Ativistas sul-coreanos amanheceram ontem em frente aos muros do consulado dos Estados Unidos em Hong Kong e cercaram também o prédio que abriga sua própria representação diplomática, em protesto contra a reunião ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC) para a abertura do comércio global. Centenas de agricultores, operários e sindicalistas escreveram sobre o emblema dos EUA do consulado ¿Fora Bush!¿, jogaram ovos contra o edifício e queimaram bandeiras.
Os ativistas acusaram os EUA de terem forçado a Coréia do Sul a comprar seus produtos agrícolas. No início, a polícia cercou o prédio e observou os manifestantes, mas logo houve confrontos com a multidão, quando tentaram evacuar a área próxima ao consulado, depois que os ativistas tentaram arrancar a placa do país. No fim, os manifestantes saíram em passeata.
Não muito distante dali, cerca de cem manifestantes entraram à força no edifício onde funciona o consulado da Coréia do Sul. Estima-se que, esta semana, cerca de dez mil ativistas tenham feito protestos em Hong Kong contra a reunião da OMC na cidade.