Título: Que BR é essa?
Autor: Célia Costa/Paulo Roberto Araújo
Fonte: O Globo, 20/12/2005, Rio, p. 12

Buracos fazem pista de estrada que liga Rio à Região dos Lagos desaparecer

Apertem os cintos, a BR sumiu! O péssimo estado da BR-101 Norte, que liga o Rio ao Espírito Santo, já tem dado muita dor de cabeça a motoristas e destruído muitos carros. Mas a situação se agravou com as últimas chuvas. Num trecho de cem metros em Três Pontes, na altura de Manilha, Itaboraí, a estrada simplesmente desapareceu. Uma cratera de um metro de comprimento por 20 centímetros de profundidade, na pista em direção ao Rio, abriu-se no quilômetro 295.

Quem passa pelo local tem a sensação de estar trafegando pelas piores estradas dos mais remotos lugares do país e que nunca tiveram pavimentação. E tudo isso acontece numa das principais rodovias a serem usadas por quem viajará nas festas de fim de ano. É o caos anunciado.

Anteontem, motoristas que voltavam da Região dos Lagos enfrentaram engarrafamentos de mais de dez quilômetros. Para fugir dos buracos nas duas pistas de rolamento, alguns trafegavam pelo acostamento. Além de ilegal, é uma opção perigosa: como o acostamento também está cheio de buracos, o motorista corre o risco de sair da estrada e parar num matagal.

Mais de dez calotas no acostamento

Ontem de manhã, em Três Pontes, havia mais de dez calotas de carros no acostamento e até dentro do buraco que se abriu em frente a um posto de gasolina. Até o dia 2 de janeiro, a previsão é de que cerca de 500 mil veículos vão passar por aquele trecho esburacado.

- A solução é torcer para que ocorra um engarrafamento no réveillon, para os motoristas trafegarem devagar pela BR-101. Se um veículo cair num buraco como este numa velocidade razoável, o motorista não vai ter como controlar o carro - alertou o empresário Rodolfo Siqueira, dono de caminhões que transportam tijolos e telhas de Itaboraí para o Grande Rio.

A dona-de-casa Rosileide de Abreu, que mora em Rio das Ostras e viaja para o Rio pelo menos três vezes por mês, teve um grande prejuízo ontem. Um dos pneus do seu Corsa furou quando ela passou sobre um dos buracos. Além disso, a roda ficou amassada.

- A estrada está muito ruim. Há um mês a situação piorou - disse Rosileide.

O borracheiro André da Silva Ribeiro, que trabalha numa oficina a poucos metros do trecho esburacado em Três Pontes, está tendo muito trabalho. Segundo ele, são cerca de seis carros por dia que apresentam problemas. Os buracos estão dos dois lados da rodovia. Na quarta-feira da semana passada, de acordo com o borracheiro, um motorista que seguia em direção à Região dos Lagos num Focus, à noite, se desviou dos buracos e foi parar numa ribanceira, dentro de um matagal.

Para evitar os buracos, muitos motoristas que vão para a Região dos Lagos estão usando a RJ-106, que foi duplicada de Tribobó a Maricá. Ao optar pela rodovia estadual, os motoristas trafegam 16 quilômetros a mais, não pagam pedágio, mas têm que passar por mais de 15 pardais eletrônicos.

- A BR-101 está tão esburacada que os carros têm que passar a 20 quilômetros por hora nos trechos piores, o que provoca acidentes diários, quebra de suspensão, de rodas e rasgos nos pneus - criticou o motorista Leonardo Sant'Anna Reis, que ficou preso num engarrafamento, na tarde de sábado, por causa dos numerosos buracos.

A situação é precária em toda a extensão da rodovia. Nos dois sentidos, a pista da direita está cheia de buracos em diversos trechos. Na Manilha-Duques, no sentido da Região dos Lagos, dez quilômetros da estrada estão intransitáveis.

O presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), Paulo Dames, defendeu obras urgentes na BR-101 antes do réveillon. Para ele, a situação é dramática.

- Estamos confiantes em que as obras de recuperação da rodovia vão acontecer antes da criação do Pólo Petroquímico em Campos, mas a situação atual é de emergência. Milhares de pessoas estão correndo risco de vida porque os buracos se transformaram em crateras - lamentou.

Coordenador pede obras urgentes

O coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no Rio, Rodrigo Costa, esteve ontem em Brasília levando documentos para que o diretor do órgão, Alexandre Oliveira, autorize as obras de emergência na BR-101, ao custo de R$44 milhões.

- A emergência queima a etapa da licitação. Assim que sair a aprovação, as empreiteiras começarão a trabalhar imediatamente nos trechos críticos 24 horas por dia - garantiu.

O engenheiro responsável pela BR-101 entre Niterói e Rio Bonito, Sérgio Bentim, disse que, se o tempo melhorar, o Dnit começará hoje a tapar os buracos maiores com asfalto frio.

Uma rodovia que acabou sendo esquecida

Na década de 70, foi construído o trecho Norte da BR-101, ligando o Espírito Santo ao Rio. Em 1984, depois que quase dez anos em construção, foi inaugurada a estrada Niterói-Manilha, que foi incorporada à rede rodoviária com vícios e precariedades, como a inexistência de acostamento. Em meados da década de 90, o último grande investimento foi a construção da Manilha-Duques. Depois disso, a BR-101 acabou sendo esquecida.

Segundo o coordenador do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Rodrigo Costa, a manutenção da BR-101 Norte ficou precária a partir de 1998, quando a rodovia foi incluída no programa de concessões rodoviárias do Ministério dos Transportes.

- Desde então não são feitos investimentos na rodovia porque ela será privatizada. O tempo e o fluxo intenso de veículos pesados deterioram o asfalto da estrada - explicou.

O mau estado de conservação da BR-101 já foi parar na Justiça. Na semana passada, o Ministério Público federal denunciou o Dnit à Justiça federal pela situação de um trecho de 60 quilômetros entre a Ponte Rio-Niterói e Rio Bonito, no acesso à RJ-126, estrada sob concessão da Via Lagos. Está incluído aí o trecho da rodovia que sumiu no último fim de semana. A ação é de autoria do procurador da República Leonardo Almeida Cortes de Carvalho. Na sexta-feira da semana passada, a juíza Isabel Maria de Figueiredo Souto, da 1ª Vara Federal de Itaboraí, concedeu liminar determinando que o Dnit inicie em 30 dias as obras de recuperação emergencial do trecho da BR-101 entre a Ponte Rio-Niterói e a RJ-126 e apresente o cronograma. Se não cumprir a determinação, o Dnit corre risco de receber multa diária de R$100 mil.

No dia 8 de novembro, um trecho de 71 quilômetros da BR-101 Norte, por onde passam dez mil veículos por dia, foi completamente interditado devido ao desabamento de uma ponte na altura de Silva Jardim. O trecho só foi liberado 13 dias depois, o que causou prejuízo ao turismo e também atingiu os municípios produtores de petróleo. Nove dias antes de a ponte ter desabado devido às fortes chuvas, a mesma rodovia já havia sido fechada no trecho Sul por causa do deslizamento de uma encosta, em Mangaratiba.

Os engarrafamentos comuns em direção à Região dos Lagos, nos fins de semana, têm alguns motivos além da má conservação. A Avenida do Contorno, que liga a Ponte Rio-Niterói à estrada Niterói-Manilha, foi construída antes da inauguração da ponte, com o único objetivo de ligar os municípios de Niterói e São Gonçalo. Depois que passou a receber o grande movimento de uma rodovia, acabou se transformando num funil para o tráfego.

Legenda da foto: A PISTA INTRANSITÁVEL da BR-101 em Itaboraí: além de causarem engarrafamentos, a cratera, com uma calota dentro, e os outros buracos danificam os veículos